CNV Moto 2022 – Troféu Naked Bikes abre em grande estilo!

O Campeonato Nacional de Velocidade abriu no Estoril com as primeiras corridas do Troféu Naked Bikes. Aqui ficam os resultados da S1000R Cup, Tuono Cup e Z Cup.

Troféu Naked Bikes

O Campeonato Nacional de Velocidade abriu as “hostilidades” com a realização da ronda de abertura da temporada 2022 no Circuito do Estoril. Neste que foi um fim de semana ligeiramente diferente do habitual devido à Páscoa, o que obrigou a agendar treinos, qualificações e corridas entre sexta-feira e sábado, estiveram também em pista os muitos pilotos que participam em mais uma temporada do Troféu Naked Bikes.

Sempre com grande dinamização por parte de Paulo Vicente, promotor, mas também piloto deste troféu, tivemos no asfalto do Estoril pilotos divididos na Z Cup aos comandos da Kawasaki Z 900, na Tuono Cup com as Aprilia Tuono V4 1100, e ainda em estreia absoluta a nível oficial para a sua primeira temporada, as S 1000 R Cup, troféu que utiliza a powernaked da BMW Motorrad.

Com excelentes condições climatéricas para a realização da prova, foram nada menos do que 15 pilotos inscritos no Troféu Naked Bikes. De referir que, tal como em anos anteriores, em 2022 este TNB roda em simultâneo com os pilotos inscritos no Troféu Luis Carreira, o que permite contabilizar um total de 23 motos a formar aquela que é a maior e mais diversificada grelha de partida do CNV Moto.

Troféu Naked BikesNa S 1000 R Cup encontramos vários nomes conhecidos destas “andanças” de troféus.

Duarte Amaral (#10) trocou a Tuono V4 pela S 1000 R, juntando-se aos estreantes Luis Metello (#6), Nuno Farias (#21), que em 2019 tinha sido um dos principais protagonistas da Z Cup, Ricardo Almeida (#31), que trocou a TLC pelo TNB em conjunto com Luis Metello (#6) e “nuestro hermano Marco Perez (#49), que vindo da Z Cup em Espanha decidiu aderir a esta fórmula do CNV Moto que já vai no seu 7º ano consecutivo, sendo mais um piloto a estrear a S 1000 R Cup e a juntar-se aos protagonistas da época passada, com destaque para o vencedor do Troféu Naked Bikes 2021, Pável Bogdanov (#7) que se mantém fiel à Tuono Cup.

Na Tuono Cup, Anselmo Vilardebó (#12) regressou para apagar da memória a temporada anterior menos conseguida, mas o troféu com as motos de Noale não contou com o Luis Franco (#22), devido a lesão, nem com o veterano Luis “Pité” Soares (#53).

Na Z Cup, os principais protagonistas permanecem no ativo, mas com o estreante Tomás Vilardebó (#3), a não comparecer por razões pessoais de última hora, o que desfalcou um pouco este troféu.

Troféu Naked BikesPor outro lado, em pista esteve outra naked que não conta para “as contas” do campeonato. Estamos a falar da Triumph Street Triple 765 RS inscrita por Cyrille Schertenleib (#74), uma moto com uma decoração muito própria.

A grande expectativa rodava à volta da estreia das S 1000 R e estas não defraudaram, e desde a Qualificação que as emoções estiveram ao rubro!

Na primeira fila da grelha de partida foi a Tuono de Bogdanov que garantiu a primeira “pole position”, deixando a estreante S 1000 R de Duarte Amaral na segunda posição e João Curva do TLC a fechar o lote dos três mais rápidos nas qualificações.

Troféu Naked BikesNa linha seguinte, a TLC de Augusto Nunes ficou na frente de Nuno Farias da S 1000 R Cup e da Tuono Cup de Paulo Vicente, que ao longo do fim de semana se debateu com problemas na sua italiana, nomeadamente a impossibilidade de levar o motor V4 para o seu regime de rotação máximo.

A terceira linha ficou repartida por ordem alfabética dos TNB, ficando a S 1000 R de Ricardo Almeida na frente da Tuono de Miguel Sousa e da Z 900 de Frederic Bottoglieri, a melhor em qualificação da Z Cup.

Na Corrida 1 do fim de semana no Estoril, assim que apagam os semáforos, a S 1000 R de Duarte Amaral desliga-se de forma surpreendente e lança a confusão no arranque do Troféu Naked Bikes. A moto alemã voltou a trabalhar rapidamente e felizmente não houve incidentes a registar. Quem não perdeu tempo a assumir as despesas da corrida foi Bogdanov, esta temporada auxiliado pela Go Faster Team do antigo campeão Tiago Magalhães.

Troféu Naked BikesO piloto da Tuono Cup não deixou os seus créditos por mãos alheias, fez o “holeshot” e nas dez voltas que compunham esta corrida de abertura, Pavel Bogdanov foi amealhando uma grande vantagem para todos os perseguidores e cruzou a meta com mais de 20 segundos de vantagem para o segundo classificado.

Paulo Vicente, pese embora os problemas notórios na sua Aprilia Tuono V4, conseguiu defender-se do ataque final de Nuno Farias e foi segundo, com Farias a tornar-se no primeiro vencedor da S 1000 R Cup! A diferença entre ambos ficou pelos magros 33 milésimos de segundo. A melhor Z Cup foi a de Frederic Bottoglieri, que recebeu a bandeira de xadrez na sexta posição da geral do Troféu Naked Bikes.

Troféu Naked BikesDepois de abertas as hostilidades na sexta-feira, no sábado 16 de abril fecharam-se as contas desta primeira ronda do ano no Estoril.

Nesta corrida de sábado, quem volta a fazer o “holeshot” é a incontornável Tuono de Bogdanov, mas desta vez por quase nada, pois a Tuono de Paulo Vicente, ao sair da 5ª posição da grelha refeita por desqualificação da TLC de Augusto Nunes, quase consegue roubar essa honra ao campeão! Mas quem veio de lá de trás, completamente endiabrado, foi Frederic Bottoglieri na sua Kawasaki Z 900 da Z Cup, que com uma abordagem “a la supermotard”, consegue superar toda a gente e sobe ao 3º lugar numa manobra que recolheu aplausos de quem estava de fora a assistir a tudo.

Pavel Bogdanov volta a imprimir um ritmo acima de todos os outros e volta a liderar do princípio ao fim. Mais uma vitória incontestável e com isso a liderança confortável da Tuono Cup e da geral do Troféu Naked Bikes.

Nesta segunda corrida Duarte Amaral da S 1000 R Cup tentou não dar descanso a Bogdanov. Arrancou sem problemas e depois de superar a Tuono de Paulo Vicente na reta principal ainda tentou ir atrás de Bogdanov, mas sem o conseguir alcançar. Estes ocuparam os dois primeiros lugares à geral, sendo os únicos a rodar abaixo do segundo 50! O que deixa antever grandes batalhas entre ambos no futuro.

Bogdanov está então imbatível quer à geral quer na Tuono Cup, com Duarte Amaral a estrear-se no degrau mais alto do pódio na S 1000 R Cup.

Atrás da Tuono de Vicente que fechou o “top 3” da geral do Troféu Naked Bikes, volta a ficar a S 1000 R de Nuno Farias que assim fez 2º na S 1000 R Cup. Sem surpresas foi Frederic  Bottoglieri que voltou a vencer a Z Cup com autoridade, pois desta vez mais nenhuma Z 900 chegou a rodar no segundo 51. Atrás das TLC do outro Amaral e da de Capitão, chega a Tuono de Vilardebó em crescendo de confiança e ritmo.

Agora os pilotos terão um longo período de espera pois apenas a 4 e 5 de junho voltam a competir. Será então no Autódromo Internacional do Algarve que se realizará a segunda ronda do ano.

Troféu Naked BikesAqui ficam as classificações do Troféu Naked Bikes após Estoril I

Troféu Naked Bikes – Geral

1 – Pavel Bogdanov – 50 pontos

2 – Paulo Vicente – 36 pontos

3 – Duarte Amaral – 33 pontos

4 – Nuno Farias – 29 pontos

5 – Ricardo Almeida – 22 pontos

S 1000 R Cup

1 – Duarte Amaral – 45 pontos

2 – Nuno Farias – 45 pontos

3 – Ricardo Almeida – 32 pontos

4 – Marco Perez – 26 pontos

5 – Luis Metello – 22 pontos

Z Cup

1 – Frederic Bottoglieri – 50 pontos

2 – Ricardo Pires – 36 pontos

3 – Marcos Leal – 36 pontos

4 – António Reis – 26 pontos

Tuono Cup

1 – Pavel Bogdanov – 50 pontos

2 – Paulo Vicente – 40 pontos

3 – M. Sousa – 32 pontos

4 – A. Vilardebó – 26 pontos

FOTOS: Hellofoto e Vic Schwantz