No passado fim de semana teve início mais uma temporada do Campeonato Nacional de Velocidade, também conhecido como CNV Moto. O Circuito do Estoril teve a honra de ser o cenário de arranque da temporada desta competição disputada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), que continua a procurar trazer mais fãs para esta modalidade mantendo a aposta nas transmissões ao vivo através de streaming no seu canal de YouTube.
Mas é no circuito que as emoções são mais fortes, e nesta primeira ronda do calendário do CNV Moto foi com intensidade elevada que se viveram todas as sessões em pista.
Nesta ronda Estoril I, o Sol decidiu ajudar à festa da Velocidade, e os fãs puderam desfrutar de excelentes condições para acompanhar ao vivo a prova organizada pelo Motor Clube do Estoril. E depois foi a vez dos pilotos darem em pista o espetáculo que tantos fãs procuravam e já sentiam saudades!
Esta foi uma jornada que acolheu também a 2ª prova do Mundial de Sidecars. Com dois dias de corridas e de calor, foram 69 os pilotos inscritos para as corridas do CNV Moto, distribuídas pelas competições de Superbikes, Superstock 600, Supersport 300, Pré-Moto3, Naked Bikes, Moto4, Moto5 e Copa Dunlop Motoval.

No primeiro dia, as motos da classe rainha, as Superbike, alinharam em conjunto com as Superstock 600 e ambas as classes da Copa Dunlop Motoval (CDM1 e CDM2), enquanto, no domingo, realizou-se uma corrida para SBK com as CDM2, e outra onde alinhavam as Superstock 600 com as CDM1.
Em ambas as corridas de SBK o destaque foi para Sheridan Morais, que somou vitórias nos dois dias, aos comandos de uma Ducati Panigale V4 R.
O conceituado piloto luso sul-africano, que recentemente se viu afastado das 24 Horas Motos em Le Mans devido a uma lesão sofrida nos treinos para aquela clássica do Mundial de Resistência FIM, foi dado como apto e conseguiu então alinhar para a prova do CNV Moto, competição que irá integrar o seu programa para a presente época, desde que não coincidindo com as provas do Mundial de Resistência FIM (com a Motobox Kremer Yamaha) e do IDM, Campeonato Alemão de SBK, onde participará com esta Ducati da Mawiki Racing Team.
No sábado, o Campeão Nacional em título, Ricardo Lopes (Honda), deu viva réplica a Sheridan Morais, liderando até à antepenúltima volta, altura em que o piloto da Ducati demonstrou uma grande ponta final, passando a liderar para vencer com 3,9 segundos de vantagem sobre Ricardo Lopes. Miguel Romão (Yamaha) foi então o 3º classificado.
Martim Jesus (Honda) foi 5º da geral atrás da SBK de Afonso Cruz e estreou-se nas STK600 com uma vitória, batendo as Yamaha R6 de Vítor Silva e Rui Afonso. Vasco Silva (Yamaha) foi o melhor na classe 2 da Copa Dunlop Motoval e Wagner Pederneira venceu na CDM1.
No domingo, Ricardo Lopes e Miguel Romão envolveram-se num incidente que ditou o abandono de ambos, deixando Sheridan Morais sem rivais que o colocassem sob pressão no que à discussão da corrida diz respeito.
O experiente piloto para venceu de novo, batendo Daniel Coelho (Honda) por larga margem. Terceiro da geral, Ricardo Rodrigues (Yamaha) venceu as CDM2, à frente da Ducati (CDM2) de Pablo Cameselle e da Yamaha (SBK) de José Gafenho.
Na corrida destinada às STK600 e classe CDM1 da Copa Dunlop Motoval, Martim Jesus dominou amplamente, batendo com margem dilatada a primeira moto de CDM1, a Kawasaki de Wagner Pederneira.
Vítor Silva e Tomás Silva, ambos em Yamaha R6, completaram o pódio de STK600, enquanto Tiago Pires (Honda) e Manuel Teixeira (Kawasaki) faziam o mesmo entre as CDM1.

As Supersport 300 dividiram a pista com as Pré-Moto3, com Afonso Almeida e Alexandre Cabá (ambos em Honda Pré-Moto3) a serem os mais rápidos à geral em ambos os dias, sempre seguidos pela melhor das SSP300, a Kawasaki de Vasco Camoesas.
Tiago João (Motochanics) e Frederico Guimarães (Honda) alternaram no 3º posto das Pré-Moto3, respetivamente no sábado e domingo, enquanto Martim Garcia (Kawasaki) e Lourenço Vicente (Kawasaki) acompanharam sempre Vasco Camoesas ao pódio das SSP300, por esta ordem.
Nota ainda para a presença nesta corrida de dois dos nossos ‘mundialistas’.
Tomás Alonso (campeão ESBK nas SSP300 e agora no Mundial SSP300) e Madalena Simões (Mundial Feminino), que alinhavam aqui com motos a título experimental, não contando para a classificação.
No caso de Tomás Alonso, estreou uma CFMoto 675SR-R, que poderá ser um dos modelos a figurar na futura classe que virá substituir as SSP300 na próxima época. Já Madalena Simões alinhou com a Yamaha R7 com que corre no Mundial Feminino, aproveitando para rodar e ganhar experiência com a sua nova máquina. Recordamos que a piloto de Sintra esteve mais de três anos sem competir, e regressou esta temporada às pistas.
O programa desta ronda Estoril I do CNV Moto incluiu também as duas corridas do Campeonato Nacional de Naked Bikes.
Os Campeões em título das classes NB1 e NB2, respetivamente Duarte Amaral (BMW Motorrad) e Frédéric Bottoglieri (Triumph) fizeram valer as suas credenciais e venceram em ambos os dias. Nota para a presença e estreia de uma Honda Hornet 750, a única inscrita na classe NB3, pilotada pelo jornalista Fernando Neto a convite da Honda Portugal Motos, numa iniciativa que será replicada ao longo da temporada com a marca japonesa a procurar atrair mais pilotos para esta competição e em particular a esta classe que é a mais acessível da competição dedicada às Naked.
Luís Franco (BMW Motorrad) foi sempre segundo em NB1, com João Curva e Ricardo Almeida, ambos também em S 1000 R, a alternarem no 3º posto. Em NB2, Marcos Leal (Kawasaki) também foi segundo nos dois dias, com Augusto Machado em 3º lugar no sábado e Luís Soares (Triumph) em idêntica posição no domingo.
Finalmente, nas corridas que agruparam as Moto4 e Moto5, Tomás Carneiro (Beon) e Gonçalo Santos (MIR) foram sempre os dominadores, por esta ordem, à geral e na classe Moto4, enquanto Tomás Santos vencia em ambas as ocasiões em Moto5, no sábado batendo Diego Ribeiro e Tomás Canarias e, no domingo, à frente de Canarias e João Cancelinha.

Presentes no fim de semana estiveram também os sempre espetaculares Superside, o Campeonato do Mundo de Sidecar, que realizaram no Estoril e integrando o programa do CNV Moto a sua segunda prova do ano, depois de terem estado presentes uma semana antes em Le Mans.
Com duas emocionantes corridas disputadas no domingo, foi a dupla suíço-germânica composta por Markus Schlosser e Luca Schmidt a vencer a corrida da manhã pela escassa margem de 0,04 segundos, batendo na estirada final os campeões em título, o par anglo-francês Harrison Payne / Kevin Rousseau. Estes acabaram por vencer a corrida da tarde beneficiando de uma saída de pista dos seus rivais quase no final de mais um grande duelo.
O Campeonato Nacional de Velocidade regressa à ação para a sua segunda ronda da temporada que será disputada a 24 e 25 de maio, novamente no Circuito do Estoril.
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