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CNV Moto 2025 renova-se de acordo com sugestões de pilotos e equipas

O CNV Moto prepara-se para uma temporada 2025 cheia de novidades, com a FMP a aplicar alterações sugeridas pelos pilotos e equipas.

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A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) anunciou oficialmente as diversas novidades que foram sendo preparadas para renovar o Campeonato Nacional de Velocidade (CNV Moto). Novidades que surgem no seguimento das sugestões dadas por pilotos e equipas, e que têm como objetivo melhorar o espetáculo da Velocidade no nosso País.

Tudo isto resulta de uma reunião realizada em novembro de 2024, onde FMP, pilotos e equipas discutiram diferentes formas de otimizar o espetáculo que é o CNV Moto.

A FMP e, mais especificamente, a sua Comissão de Velocidade, finalmente revelou as decisões que foram tomadas no seguimento da referida reunião.

Desta forma, teremos menos rondas, conforme poderá verificar mais abaixo no calendário de 2025, com mais dias por ronda, e cada uma a terminar mais cedo. Serão cinco jornadas distribuídas pelo Circuito do Estoril (três provas) e Autódromo Internacional do Algarve (duas provas), a disputar entre abril e outubro.

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A novidades aqui passa pela adoção de um novo formato de 1+2 dias, de acordo com as referidas sugestões de pilotos e equipas.

cnv moto

Desta forma, antes de cada ronda, as sextas-feiras serão dedicadas aos treinos livres (TL), ficando o sábado dedicado aos treinos cronometrados/qualificações e às primeiras corridas, com as segundas corridas a realizarem-se ao domingo, após curtas sessões de “warm-up” no início da manhã.

O objetivo da alteração do formato de cada ronda foi decidido para permitir que todos consigam regressar mais cedo às suas casas.

Os TL de sexta-feira serão considerados treinos oficiais e dedicados aos participantes do fim de semana, ou seja, aos pilotos federados e inscritos no CNV Moto. Estes treinos terão cinco sessões em pista sendo que está já definido que o preço base dos TL será de 165,00€.

As Classes e Troféus admitidos no CNV Moto serão, no essencial, os já conhecidos da época passada. Convém, no entanto, realçar o surgimento da nova classe NB3 das Naked Bikes e ao terminar do Troféu Luís Carreira, competição que nasceu em 2023 e conquistou enorme sucesso de início, com grelhas muito preenchidas, mas que nas temporadas mais recentes ficou bastante ‘despida’ de pilotos.

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Continuando a ‘dissecar’ as novidades anunciadas para a temporada 2025 do CNV Moto, a federação abre as pistas a maior número de motos!

Isto porque passam a ser aceites todas as motos de estrada, desde que fabricadas depois de 1994. Desta forma, os motociclistas que desejam integrar o campeonato poderão participar mesmo que a sua moto não seja recente, tal como acontecia já de alguma forma na anterior Taça Luís Carreira.

No entanto, as motos não enquadráveis nas classes do CNV Moto só serão aceites na Copa Dunlop Motoval (CDM), numa ou noutra classe deste troféu, e desde que estejam em conformidade com as ETGM (Especificações Técnicas Gerais e Comuns a Todas as Motos).

Convém ter em conta que pese embora exista esta maior abertura por parte da entidade federativa para abrir a pista a mais motos, todos os pilotos são obrigados, independentemente da classe ou troféu em que participam, a obter um tempo de Qualificação até aos 115% do melhor tempo das motos com que partilham a pista na Qualificação e nas Corridas.

E para além das novidades acima mencionadas, temos ainda de destacar os custos de participação.

A Comissão de Velocidade da Federação de Motociclismo de Portugal procura beneficiar aqueles pilotos que assumem à partida uma ligação mais forte ao campeonato. Mais uma vez inspirando-se nas sugestões que foram dadas na reunião com pilotos e equipas, decidiu aplicar os conceitos de inscrição ‘à Época’ (Epc) e de inscrição prova-a-prova (PaP).

Haverá, assim, duas alternativas de inscrição com preços e benefícios diferentes, procurando dar mais a quem se compromete mais cedo com a participação na totalidade da temporada.

Preços de inscrição para o CNV Moto:

À Época

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– SBK, CDM2, STK 600 NG, CDM1: 850,00€

– SSP300, PreMoto3, Moto4, Moto5: 650,00€

Prova-a-Prova

– SBK, CDM2, STK 600 NG, CDM1: 245,00€

– SSP300, PreMoto3, Moto4, Moto5: 185,00€

De acordo com os valores agora confirmados, é possível verificar que pilotos que se inscrevam para a temporada conseguem reduzir bastante os seus custos em comparação com pilotos que se inscrevam prova-a-prova. E mesmo em comparação com os valores de época de 2024, regista-se uma redução do valor.

Calendário 2025 do Campeonato Nacional de Velocidade

– Estoril I – 26 e 25 de abril

– Estoril II – 24 e 25 de maio

– Portimão I – 19 e 20 de julho

– Estoril III – 6 e 7 de setembro

– Portimão II – data a definir

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