InícioDesportoCNV Moto 2026 Estoril II – Grandes corridas na estreia do novo...

CNV Moto 2026 Estoril II – Grandes corridas na estreia do novo formato com corridas Sprint

O CNV Moto prosseguiu no passado fim de semana com a ronda Estoril II. Desta feita com a estreia do novo formato: corridas Sprint ao domingo!

-

O Campeonato Nacional de Velocidade, também conhecido como CNV Moto, prosseguiu com a sua temporada 2026. Após algumas semanas de interregno, em que apenas as Naked Bikes viajaram para a habitual ronda além-fronteiras, em Jerez, para competir e mostrar o que valem em Espanha, voltámos ao Circuito do Estoril para cumprir a segunda ronda do ano, a Estoril II.

Com a Comissão de Velocidade da Federação de Motociclismo de Portugal, liderada por Paulo Vicente, a procurar dar uma nova vida ao nosso CNV Moto, e já depois da reorganização das classes que competem em 2026, o maior destaque nesta ronda Estoril II foi mesmo a estreia do novo formato de competição.

Tal como já vemos acontecer no Mundial Superbike, por exemplo, também o CNV Moto passa a oferecer aos fãs um total de 3 corridas por fim de semana. Isto porque nesta ronda aconteceu a estreia das corridas Sprint, mais curtas, disputadas ao domingo de manhã, com diferentes voltas a cumprir dependendo da categoria em questão, e, naturalmente, com metade dos pontos para distribuir pelos pilotos.

Tudo isto acabou por criar uma maior expectativa nos fãs, nos pilotos e nas respetivas equipas, inclusivamente devido a questões estratégicas tendo em conta o número de corridas, mas também o facto das corridas Sprint serem significativamente mais curtas do que o habitual.

- PUBLICIDADE -

cnv moto

Nas corridas da classe CNV Jr., que voltaram a incluir as Beon 150 PréMoto4 (extracampeonato), foram estas últimas que naturalmente dominaram a geral, com Jase Dill a vencer a corrida de sábado e a Sprint, sendo Santiago Assolari a triunfar no domingo, com Tiago Tomé ‘colado’ a somente 0,1 segundos, numa corrida que foi interrompida devido à queda de Alex Albessardo.

Entre os pilotos do CNV Jr., Simão Viegas fez o ‘hat trick’, vencendo as duas corridas principais e a Sprint. No sábado foi secundado por Frederico Morais e Lara Morais, uma corrida que teve bandeira vermelha na última volta e obrigou Ana Martins a passar pelo centro médico – sem consequências, de tal modo que a piloto viria mesmo a conquistar o 2º posto na Sprint do dia seguinte, à frente de Margarida Venâncio. Na corrida principal de domingo, Simão Viegas foi acompanhado ao pódio por Frederico Morais e Carolina Azevedo.

Nas Naked Bikes, no sábado foi Ricardo Almeida (BMW) a vencer a geral e a NB1, pelo caminho batendo o recorde da velocidade máxima para a categoria no Estoril com a marca de 293 km/h!

Duarte Amaral (BMW) foi 2º a 0,3 segundos, batendo ‘milimetricamente’ Luís Franco (BMW), que saíra da ‘pole position’ e, após um mau arranque, chegou a rodar em 11º lugar, subindo depois até ao lugar mais baixo do pódio numa recuperação em que bateu o recorde da volta mais rápida para a classe, com 1m45.574s. Frédèric Bottoglieri (Triumph) foi 4º da geral e melhor NB2, com a Honda (NB1) de Rodrigo Amaral a fechar o Top 5.

- PUBLICIDADE -

No domingo, a corrida Sprint vê um Top 5 quase idêntico ao da véspera, mas desta feita com as duas primeiras posições invertidas e Duarte Amaral a bater Ricardo Almeida por 0,1 segundos. Já na corrida principal, Luís Franco rumou desta vez para uma vitória categórica depois de se desembaraçar na Triumph NB2 de Bottoglieri, que foi 2º da geral, após boa luta com Ricardo Almeida e Duarte Amaral, que lhe sucederam na classificação final, à frente de Rodrigo Amaral que somou novo 5º lugar.

A corrida que reuniu as classes Moto4, Supersport 300 e Sportbike contou com a maior grelha do fim de semana. Foram 27 os pilotos em ação, com vários estrangeiros a rodarem já nesta ronda Estoril II do CNV Moto tendo em vista a participação na prova do FIM MotoJunior que se disputará no próximo fim de semana neste mesmo circuito.

Tal como na primeira ronda no Estoril, o binómio Tiago João/Aprilia RS660 mostraram-se imparáveis, vencendo as três corridas do fim de semana à geral e na nova classe Sportbike, que voltou a ter somente três presenças. Alexandre Cabá (Honda) secundou Tiago João nas três ocasiões e foi o melhor entre as Moto4, mas não foram vitórias fáceis, como o demonstra o recurso ao ‘photo-finish’ na corrida de domingo, com Cabá a bater Gonçalo Santos por um quase impercetível milésimo de segundo!

O ‘photo-finish’ também foi chamado a dar o seu veredito nas animadas lutas da classe Supersport 300: no sábado Vasco Camoesas venceu e, atrás de si, Lourenço Vicente e Rodrigo Asensio (todos em Kawasaki), por esta ordem, ficaram também separados por um milésimo de segundo. No domingo, também na corrida Sprint foi preciso confirmar no ‘photo-finish’ a vitória de Camoesas sobre Lourenço Vicente por 000,4 segundos. Na corrida principal, novo triunfo de Vasco Camoesas sobre Lourenço Vicente, mas desta feita com uns mais notórios 5 segundos de vantagem.

Finalmente, a segunda maior grelha do fim de semana juntou 22 pilotos, agrupando os participantes em Superbike, Supersport e classes 1 e 2 da Copa Dunlop Motoval.

No sábado, vitória para Luís Ferreira (BMW), batendo o regressado Ruben Macuá (Yamaha) por segundo e meio na luta pela geral e classe SBK. Seguiu-se o melhor das CDM2, Dany Soares (BMW) e o vencedor de Supersport, Martim Jesus (Honda), com Ricardo Lopes (Honda) a fechar o Top 5 geral e o pódio de Superbike. Carlos Couto (Yamaha) foi a única presença na classe CDM1 e por isso o anunciado vencedor.

Na corrida Sprint, Ruben Macuá tira a desforra frente a Luís Ferreira para vencer com 2,9 segundos de vantagem sobre o ex-piloto de TT e que na temporada passada deu nas vistas na estreia nas Naked Bikes. Um duelo que não se repetiu na Corrida 2, ganha por Luís Ferreira, devido à desistência de Macuá.

Em Supersport, Martim Jesus impôs-se na Sprint, mas, na corrida principal de domingo, foi Frederico Guimarães quem venceu após bater Isaac Rosa por somente 0,090s.

Finalmente, entre os pilotos da Copa Dunlop Motoval, Dany Soares foi sempre o melhor na classe 2, com o solitário Carlos Couto a assegurar as taças da classe 1.

- PUBLICIDADE -

A próxima prova do CNV Moto terá lugar de 7 a 9 de agosto no Autódromo Internacional do Algarve.

Fotos: Pedro Ribeiro

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -