Coddy Webb conquista título mundial de Super Enduro

Terminou o Campeonato Mundial de Super Enduro, e Cody Webb foi o campeão.

Cody Webb sagrou-se Campeão do Mundo de Super Enduro este fim-de-semana na Sparbanken Arena em Lidköping, na Suécia. Foi a última prova do campeonato e Webb e Taddy Blazusiak chegaram à cidade sueca separados por apenas 17 pontos. O americano, mesmo sem vencer qualquer manga, acabaria por bater o polaco.

Numa animada primeira manga, Blazusiak venceu e Webb terminou apenas em 4.º, atrás de Billy Bolt e Colton Haaker. Taddy reduzia assim a diferença no campeonato para 10 pontos, com duas mangas ainda por realizar.

A segunda manga acabou por ser decisiva na luta pelo título. Manuel Lettenbichler conseguiu escapar à confusão inicial, deixando Bolt, Blazusiak e Webb na perseguição. Aparentemente acusando a pressão, Cody Weeb cometeu vários erros e caiu; Blazusiak parecia ter mais um oportunidade de recuperar mais pontos e aumentar a esperança de conquistar o título. Porém, num golpe de azar, o polaco foi forçado a parar, com o amortecedor traseiro da sua KTM partido.Super Enduro Suécia

Azar de Taddy, título de Cody

Foi Billy Bolt quem venceu esta segunda manga, depois de ter passado por Lettenbichler. Com o 3.º lugar, Cody Webb capitalizava bem com o abandono de Blazusiak. Com um diferencial de pontos impossível de inverter na terceira manga, Cody Webb sagrava-se campeão mundial.

O azar de Taddy Blazusiak não ficava por ali. Na terceira manga o polaco foi batido por Billy Bolt. O britânico da Husqvarna alcançava não só a sua segunda vitória da noite, como batia o polaco no campeonato, subindo ao 2.º lugar, por 1 ponto!

Cody Webb limitou-se a chegar ao fim, terminando a última manga da temporada na 6.ª posição, mas com o título assegurado.

Diogo Vieira, o único piloto português a participar neste campeonato, terminou a temporada de forma positiva. O piloto português voltou a qualificar-se para as mangas finais, que terminou em 10.º, 8.º e 10.º, respectivamente.

De entre os 24 pilotos que pontuaram nesta temporada, Vieira terminou o campeonato em 11.º.Super Enduro Suécia

Na classe Junior foi Kevin Gallas quem confirmou o seu domínio ao conquistar o título logo na primeira manga. Apesar de ter o título assegurado, o alemão também venceu as duas mangas seguintes, conquistando o hat trick na última ronda do ano.

Foi outro alemão que conquistou o título na Taça da Europa, Tim Apolle.

Classificação final do campeonato
1 Coddy Webb EUA, KTM 240
2 Billy Bolt GB, Husqvarna 226
3 Taddy Blazusiak POL, KTM 225
4 Jonny Walker GB, KTM 194
5 Colton Haaker EUA, Husqvarna 180
6 Manuel Lettenbichler ALE, KTM 171
7 Alfredo Gomez ESP, Husqvarna 105
8 Blake Gutzeit AS, Yamaha 102
9 Cristobal Guerrero ESP, Yamaha 77
10 Benjamin Herrera CHI, TM 68
11 Diogo Vieira POR, Yamaha 54