Coleção do museu Phil Morris vai a leilão!

A leiloeira Bonhams anuncia um leilão específico de artigos de desporto. A coleção do museu Phil Morris inclui artigos bem especiais.

Phil Morris

O Phil Morris Road Racing Museum é conhecido pela sua enorme quantidade de equipamentos e peças de competição, muitas delas ainda com as marcas de uso. Muitos fãs deste tipo de acessórios e peças raras de competição acreditam que é uma das maiores coleções deste género e que pela primeira vez vai a leilão na Bonhams.

Este museu foi fundado por Phil Morris, que através das suas excelentes ligações às maiores figuras do motociclismo de competição, conseguiu recolher e organizar uma excelente coleção de peças que ficarão para a história.

O leilão da coleção Phil Morris Road Racing Museum vai decorrer apenas em formato online, com as licitações a abrirem a 18 de abril. Será possível licitar até 3 de maio. O leilão vai acontecer em direto do museu de Phil Morris, em Inglaterra, um local que foi batizado de “A igreja” por Rob Barber, piloto que participou no Tourist Trophy.

Phil Morris
Capacete de Mike Hailwood

Neste leilão organizado pela leiloeira Bonhams estão incluídos um total de 330 acessórios e peças. Estas peças foram sendo adquiridas por Phil Morris desde os anos 70 do século passado, e depois do período inicial dedicado em exclusivo a equipamentos, Phil começou a arranjar espaço no museu para veículos, sejam de quatro ou de duas rodas.

Aliás, as motos de competição são uma parte fulcral desta coleção Phil Morris. Em 2021 o museu conseguiu leiloar uma Yamaha YZF750 que tinha pertencido a Steve Hislop, Naill Mackenzie e James Whitman por mais de 43.000€, o dobro do valor inicial estimado pelo qual a moto deveria ser adquirida.

Com a chegada da pandemia Covid-19 nos primeiros meses de 2020 e as restrições então impostas, o Phil Morris Road Racing Museum fechou as suas portas ao público. Antes disso era visitado por até 60 pessoas quando abria a público todas as quintas-feiras.

Phil MorrisRegressando ao leilão online, a Bonhams destaca os seguintes elementos:

– Capacete de Joey Dunlop, de 1976 / 77

– Capacete vintage de Mike Hailwood, entregue com um par de óculos Stadium

– Capacete Dainese integral de Marco Simoncelli, assinado pelo piloto italiano

– Fato de competição usado por Bill Smith quando sofreu um acidente em Ballaugh Bridge em 1983. O fato está cortado do momento em que as equipas médicas socorreram o piloto

– Fato de Frank Perris

– Fato de competição RST usado e assinado por Ian Hutchinson, conhecido piloto de Road Racing

Se estiver interessado em participar neste leilão e adicionar à sua coleção alguns artigos históricos de pilotos famosos, pode contactar a Bonhams através do e-mail motorcycles@bonhams.com .