Como será a Scrambler Ducati do Futuro?

A Ducati lançou um desafio aos estudantes do ArtCenter College of Design: reinterpretarem a Scrambler Ducati do futuro. Peter Harkins foi o grande vencedor.

Por ocasião da apresentação da nova Scrambler Ducati 1100 PRO, que teve lugar em Fevereiro de 2020 , Califórnia, Estados Unidos, a Ducati decidiu lançar um desafio aos estudantes do instituto Californiano: apresentar a sua visão da Scrambler Ducati do futuro.

Passados três meses, os projectos foram submetidos e avaliados. Jeremy Faraud, Designer e Andrea Ferraresi, Director do Design Center da Ducati, em conjunto com a Scrambler Ducati Brand Unit, avaliaram os trabalhos. A avaliação teve em conta a visão futurista, a apresentação do projecto, a qualidade técnica dos desenhos e, claro, o próprio estilo do design.

Foram submetidos 10 projectos que cumpriram todos os requisitos obrigatórios e com características em comum. Muitos estudantes imaginaram versões eléctricas, mais conectadas à mobilidade urbana, enquanto outros apostaram na polivalência e versatilidade, como o olhos postos na  maior adaptação aos diferentes cenários e situações, mantendo as características originas do modelo actual inalteradas.

O grande vencedor acabou por ser o estudante Peter Harkins, que, pegando precisamente no caminho já “traçado” pela Scrambler Ducati, a dotou de um design arrojado e perfeitamente enquadrado com as tendências do mercado. Todos os participantes ganharam a possibilidade de continuar a fazer intercâmbio e formação com o Centro de Design da Ducati em Borgo Panigale, onde poderão evoluir as suas competências e aprender novas técnicas.

Andrea Ferraresi, Director do Centro de Design da Ducati

A colaboração com o ArtCenter College de Pasadena deu-nos a oportunidade para termos uma experiência muito gratificante com os estudantes de uma cultura académica diferente, que reinterpretaram a nossa Scrambler Ducati de forma muito criativa e com pontos de vista bastante diferentes.

Peter Harkins foi o melhor a interpretar o conceito e apresentou um projecto que pode ser perfeitamente aplicado no futuro. O trabalho mostrou-se muito completo no que às proporções  e pormenores diz respeito.

A reinterpretação que ele propôs foi buscar inspiração aos valores da marca e mantém os típicos cânones da Scrambler Ducati, como a leveza, simplicidade das linhas e o farol dianteiro característico com o carismático X, reconhecido como a assinatura do modelo.

Peter Harkins, Estudante vencedor

Estou extremamente agradecido à Ducati e ao ArtCenter por trabalharem em conjunto para proporcionar esta oportunidade. Estou muito feliz por poder trabalhar ao lado deste talentoso grupo de designers na Ducati e mal posso esperar por aprender novas competências e técnicas com eles. Obrigado aos meus colegas de turma que me motivaram e levaram a fazer mais e melhor e ao nosso professor, Alex Earle, por os inspirar nas suas aulas de Powersports. É um sonho tornado realidade!