Comparativo Scooter 300   

Quando se tem a cidade como nosso meio de deslocação diário e juntamos algumas viagens em vias rápidas uma scooter de 300 cc pode ser a melhor escolha que se pode fazer entre os veículos de duas rodas. São práticas, versáteis, oferecem conforto e conseguem ir mais longe do que poderíamos esperar.

Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal

Anterior
Seguinte

Yamaha Xmax 300

Se é o lado mais desportivo que procuramos explorar numa scooter, a Yamaha Xmax 300 é a escolha mais adequada. Consegue ser mais rápida em aceleração que a BMW, que só a passa depois de superados os 100 km/h, e o seu volume e peso tornam-na na mais ágil. As suas dimensões e o desenho das suas carenagem demonstram bem o seu espírito mais aguerrido que acaba por ter continuidade no seu comportamento.

No caso deste trabalho foi utilizada uma unidade especial, a Iron Max que custa mais 400 euros, para oferecer uns acabamentos melhor cuidados no assento e na cobertura de algumas peças do avental A Yamaha surpreende com uma altura de assento muito elevada, muito mais alto que o das restantes. Mesmo pessoas com as pernas longas vão sentir esta diferença que obriga a que nos cheguemos à frente para melhor colocar os pés no chão. Fora este aspecto a posição de condução é bastante boa, direita e com bom controlo da direcção. É uma posição que nos coloca numa disposição mais activa em cima da scooter.

Tudo na Xmax é um pouco mais firme que nas restantes, o tacto do assento, as suspensões, todos os elementos transmitem melhor as reacções da moto uma vantagem para quem procura sensações de condução um pouco mais intensas. A sua ligeireza dá-lhe uma maior rapidez nas mudanças de direcção, e a certeza com que mantém a estabilidade permite uma boa velocidade em curva. A travagem não é o seu melhor atributo. Tem a potência necessária, mas obriga a que se faça alguma força nas manetes para conseguir os melhores resultados.

O motor não tem a resposta contundente da BMW, mas graças a uma excelente transmissão consegue ser mais rápido no arranque, mesmo com menor cilindrada e potência. É uma unidade que tem reacções muito suaves e precisas, sendo fácil de dosear, surpreendendo com a sua fantástica eficiência. Garante uma boa velocidade de cruzeiro e apenas perde nas recuperações ou com dois passageiros para a maior cilindrada da germânica. Esta Xmax está equipada com controlo de tracção, cuja a eficiência é boa actuando com moderação, ainda assim é possível ligá-lo e desligá-lo com a moto em movimento.

Mesmo mais desportiva, a Xmax 300 oferece o conforto necessário para uma scooter de uso quotidiano, com uma protecção aerodinâmica boa, que peca apenas pela regulação não ser feita sem ferramentas.

Ficha Técnica

YAMAHA XMAX 300 IRON MAX
PREÇO  6.395 euros
MOTOR TIPO  monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido
CILINDRADA  292 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  27,2 cv / 7250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  29 Nm / 5750 rpm
EMBRAIAGEM  centrifuga
CAIXA  variador contínuo
FINAL  por correia
QUADRO  tubular em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  forquilha telescópica, com 110 mm curso
SUSPENSÃO TRASEIRA  dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola, 79 mm de curso
TRAVÃO DIANTEIRO  disco de 267 mm, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  disco de 245 mm, ABS
PNEU DIANTEIRO  120/70 – 15”
PNEU TRASEIRO  140/70 – 14”
COMPRIMENTO MÁXIMO  2185 mm
LARGURA MÁXIMA  775 mm
ALTURA DO ASSENTO  795 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1540 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  13 litros
PESO  179 kg
CORES  Sword Grey
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Yamaha Motor Portugal

 

Anterior
Seguinte