Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal
Yamaha Xmax 300
Se é o lado mais desportivo que procuramos explorar numa scooter, a Yamaha Xmax 300 é a escolha mais adequada. Consegue ser mais rápida em aceleração que a BMW, que só a passa depois de superados os 100 km/h, e o seu volume e peso tornam-na na mais ágil. As suas dimensões e o desenho das suas carenagem demonstram bem o seu espírito mais aguerrido que acaba por ter continuidade no seu comportamento.
No caso deste trabalho foi utilizada uma unidade especial, a Iron Max que custa mais 400 euros, para oferecer uns acabamentos melhor cuidados no assento e na cobertura de algumas peças do avental A Yamaha surpreende com uma altura de assento muito elevada, muito mais alto que o das restantes. Mesmo pessoas com as pernas longas vão sentir esta diferença que obriga a que nos cheguemos à frente para melhor colocar os pés no chão. Fora este aspecto a posição de condução é bastante boa, direita e com bom controlo da direcção. É uma posição que nos coloca numa disposição mais activa em cima da scooter.
Tudo na Xmax é um pouco mais firme que nas restantes, o tacto do assento, as suspensões, todos os elementos transmitem melhor as reacções da moto uma vantagem para quem procura sensações de condução um pouco mais intensas. A sua ligeireza dá-lhe uma maior rapidez nas mudanças de direcção, e a certeza com que mantém a estabilidade permite uma boa velocidade em curva. A travagem não é o seu melhor atributo. Tem a potência necessária, mas obriga a que se faça alguma força nas manetes para conseguir os melhores resultados.
O motor não tem a resposta contundente da BMW, mas graças a uma excelente transmissão consegue ser mais rápido no arranque, mesmo com menor cilindrada e potência. É uma unidade que tem reacções muito suaves e precisas, sendo fácil de dosear, surpreendendo com a sua fantástica eficiência. Garante uma boa velocidade de cruzeiro e apenas perde nas recuperações ou com dois passageiros para a maior cilindrada da germânica. Esta Xmax está equipada com controlo de tracção, cuja a eficiência é boa actuando com moderação, ainda assim é possível ligá-lo e desligá-lo com a moto em movimento.
Mesmo mais desportiva, a Xmax 300 oferece o conforto necessário para uma scooter de uso quotidiano, com uma protecção aerodinâmica boa, que peca apenas pela regulação não ser feita sem ferramentas.
Ficha Técnica
YAMAHA XMAX 300 IRON MAX | |
PREÇO | 6.395 euros |
MOTOR TIPO | monocilíndrico, 4T, refrigeração por líquido |
CILINDRADA | 292 cc |
POTÊNCIA MÁXIMA | 27,2 cv / 7250 rpm |
BINÁRIO MÁXIMO | 29 Nm / 5750 rpm |
EMBRAIAGEM | centrifuga |
CAIXA | variador contínuo |
FINAL | por correia |
QUADRO | tubular em aço |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | forquilha telescópica, com 110 mm curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | dois amortecedores, reguláveis em pré-carga da mola, 79 mm de curso |
TRAVÃO DIANTEIRO | disco de 267 mm, ABS |
TRAVÃO TRASEIRO | disco de 245 mm, ABS |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 – 15” |
PNEU TRASEIRO | 140/70 – 14” |
COMPRIMENTO MÁXIMO | 2185 mm |
LARGURA MÁXIMA | 775 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS | 1540 mm |
CAPACIDADE DO DEPÓSITO | 13 litros |
PESO | 179 kg |
CORES | Sword Grey |
GARANTIA | 2 anos |
IMPORTADOR | Yamaha Motor Portugal |