Comparativo Scooter 300   

Quando se tem a cidade como nosso meio de deslocação diário e juntamos algumas viagens em vias rápidas uma scooter de 300 cc pode ser a melhor escolha que se pode fazer entre os veículos de duas rodas. São práticas, versáteis, oferecem conforto e conseguem ir mais longe do que poderíamos esperar.

Texto Marcos Leal • Fotos Motojornal

Anterior
Seguinte

Notas de destaque & Pontuação

 

Motor

No capítulo do motor a BMW marca pontos graças à sua maior cilindrada e potência. Ainda assim consegue ser surpreendido na fase inicial de aceleração pela Yamaha, que faz excelente uso dos seus 292 cc, para ser a mais rápida até aos 100 km/h. O motor da Sym surpreende com umas excelentes prestações. A Honda apresenta um funcionamento muito refinado e suave. A Kymco desilude na fase inicial de arranque melhorando depois de estar em movimento.

Ciclística

Na ciclística a BMW volta a destacar-se ligeiramente com umas suspensões que oferecem um trabalhar mais refinado. A Honda é muito equilibrada e tem uma estabilidade grande. A Yamaha brilha pela agilidade da sua direcção e certeza no pisar que permite uma condução mais dinâmica. A Kymco apresenta uma boa estabilidade e o tacto de direcção é bom. A Sym é uma unidade bastante ágil, em especial no ambiente urbano.

Conforto

No conforto de uso a Honda apresenta vantagens, dada a facilidade de utilização, a excelente ergonomia e o conforto da regulação eléctrica do ecrã. A Yamaha tem uma boa posição de condução e a protecção aerodinâmica também se destaca, pena o assento tão alto. Na BMW falta um pouco de protecção aerodinâmica, mas a posição de condução compensa. Tanto Sym como Kymco oferecem boa protecção aerodinâmica e conforto geral.

Qualidade

No que respeita ao equipamento e qualidade a Honda acaba por se destacar, com bons acabamentos e equipamento de série superior. A Yamaha segue muito perto sem comando electro do ecrã e com um espaço debaixo do assento de formato menos prático. Sym e Kymco cumprem bem dentro deste sector, tendo em conta o preço. A BMW é bastante espartana de base, sendo necessário vários packs de acessórios para suplantar as restantes.

Anterior
Seguinte