Comparativo Trail de média cilindrada

O mundo pula e avança a uma velocidade vertiginosa e este mesmo conceito podemos aplicar à autêntica “ebulição” em que se encontra, actualmente, o segmento das trail de média cilindrada. A chegada da KTM 790 Adventure e da Yamaha Ténéré 700, veio agitar as águas. E muito!

Texto Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro • Colaboração Bruno Rebelo, Fernando Pereira, Marcos Leal e Rui Marcelo

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Simples ou complexas?

O mercado das trail está em plena mutação e o ano de 2019 promete ficar na história por diversas razões: em primeiro lugar, porque assistimos ao regresso de um mito às origens, onde fez grande parte da sua história, nas médias cilindradas, depois, porque a KTM, aproveitou o desenvolvimento do novo motor de dois cilindros, com 799 cc, colocando-a num ponto intermédio entre as tão idolatradas motos de Rally de 450 cc e as grandes touring com 1301 cc.

Novidade para este ano, é também a BMW F850GS Adventure, embora já conhecessemos os novos “encantos” da F850GS normal, tivemos agora a oportunidade de colocar a versão mais preparada para a aventura frente às suas principais rivais.

Numa altura em que o mercado se prepara para conhecer as novas Tiger de média cilindrada (e tudo aponta para que a cilindrada suba na ordem dos 100 cc), juntámos a topo de gama da família Tiger com vocação mais aventureira, a XCA, neste frente-a-frente, numa última aparição neste tipo de confrontos, com esta configuração. Por fim, a sempre no “limbo” Africa Twin, que, embora tenha cilindrada superior a todas as suas rivais aqui presentes, a potência, equipamento e o facto de ter jante de 21” a obriga a enquadrar, inevitavelmente, neste segmento de “média” cilindrada.

À semelhança da Triumph, esta também será a última oportunidade para vermos a Honda CRF1000L Africa Twin em acção, pois em 2020 este modelo já estará integrado noutro patamar e segmento, uma vez que dentro em breve será apresentada a nova versão, que promete ter melhores prestações, mais potência e uma maior aproximação às maxi-trails! Por outro lado, constatámos que a Yamaha, invertendo a tendência do segmento e do próprio mercado, apostou na simplicidade e na facilidade, contrariando as mais recentes apostas das rivais que vão precisamente no sentido oposto.

Pelo menos no que a preços diz respeito, a Yamaha não dá qualquer hipótese à concorrência, pois os seus “expressivos” 9850€ de PVP (aos quais acrescem, naturalmente as despesas de legalização, tal como acontece em qualquer moto) podem fazer, e muito, a diferença. No extremo oposto, temos a BMW F 850 GS Adventure Rallye que de base custa 18 338€, mas que na versão ensaiada se “atira” para uns impressionantes 20 933€. Pelo meio temos a KTM 790 Adventure R que fixa o preço nos 14 493€, a Honda Africa Twin, 14 800€ e por fim, a Triumph Tiger 800 XCA, nos 15 300€.

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