Northern Talent Cup com nova KTM RC4R

A KTM RC4R é a moto que futuramente vai estar nas pistas do Northern Talent Cup (NTC), um novo campeonato de velocidade para os mais jovens, que arranca já no próximo ano sob a chancela da Dorna.

Durante a ronda alemã do MotoGP em Sachsenring, a Dorna, KTM e ADAC deram uma conferência de imprensa conjunta para a apresentação da Northern Talent Cup (NTC) e da KTM RC4R, numa sessão que quase passou despercebida à comunicação social.

A Nothern Talent Cup é então uma nova disciplina monomarca recentemente criada e encabeçada pela Dorna, promotora do MotoGP, e está orientada em termos de organização, custos e logística para a captação de jovens talentos oriundos de regiões mais a norte e centro da Europa.

Leia também: Dossier: Motos de iniciação ao desporto motorizado

Com a chegada da NTC a ADAC Junior Cup é extinta, passando a ADAC a integrar as estruturas de apoio a esta competição.

O objetivo da Nothern Talent Cup é promover um nível competitivo superior aos campeonatos nacionais dos países mais a norte e centro da Europa, de modo a permitir que jovens pilotos dessas regiões possam também construir uma oportunidade consistente de um dia chegar e fazer parte das fileiras de pilotos do MotoGP, cuja a porta de entrada é o Moto3.

Esta nova disciplina de velocidade, que arranca já no próximo ano com as novas KTM RC4R, terá um limite de 24 pilotos, entre os 12 e os 17 anos, e situa-se em termos competitivos um pouco abaixo das categorias FIM CEV Repsol e/ou Red Bull MotoGP Rookies Cup.

A KTM foi convidada a desenvolver a moto para esta competição monomarca, tendo a incumbência de criar uma moto cujas especificações devem manter-se inalteradas ao longo dos próximos anos, nomeadamente por razões de contenção de custos. Assim surgiu a nova KTM RC4R, uma máquina que pesa 92 kg e conta com um monocilíndrico, refrigerado por líquido, a quatro tempos, com dupla árvore de cames, e 249,9 cc. Conta com uma transmissão de 5 velocidades, suspensão invertida WP de 35 mm de diâmetro na dianteira, monoamortecedor WP na traseira e um disco de 290 mm à frente e de 220 mm atrás. O quadro é um duplo berço central, em aço.

No calendário da época inaugural da Nothern Talent Cup, já estão calendarizadas visitas à Alemanha, Áustria, Holanda e República Checa, com provas nos seguintes circuitos:

– TT Circuit Assen (WorldSBK)
– EuroSpeedway Lausitz (IDM)
– Oschersleben (Speedweek)
– Sachsenring (MotoGP™)
– Automotodrom Brno (MotoGP™)
– Red Bull Ring (Event TBC)
– Hockenheimring (IDM)