Concentração de Faro 2022 – O guia completo

Depois da paragem forçada de dois anos, milhares de motociclistas regressam ao Vale das Almas para a 40ª Concentração de Faro organizada pelo histórico Moto Clube de Faro.

Dois anos pode não parecer muito tempo se tivermos em conta que este ano o Moto Clube de Faro e a sua Concentração de Faro celebram 40 anos de existência. Mas dois anos é demasiado tempo para todos aqueles que ano após ano estão habituados a fazer a festa e celebram a cultura do motociclismo no famoso Vale das Almas, às portas da cidade algarvia e com a praia de Faro bem perto.

Depois da última edição em 2019, este ano voltamos a ter a famosa Concentração de Faro sem restrições. E o regresso ao Vale das Almas promete ser uma festa de arromba!

O Moto Clube de Faro, liderado pelo seu presidente Zé Amaro, mas que conta com uma enorme e incansável equipa de membros e voluntários para colocar de pé todo o recinto que acolhe dezenas de milhares de motociclistas e visitantes da concentração, já tem tudo preparado para dar as boas-vindas a todos aqueles que de 14 a 17 de julho estão de “motos e bagagens” instalados num recinto que este ano foi renovado.

Concentração de FaroA localização da Concentração de Faro é, essencialmente, a mesma dos anos anteriores. Porém, a disposição das várias áreas do recinto foi modificada para esta 40ª edição, pelo que neste guia da Concentração de Faro encontrará um valioso e imprescindível mapa do recinto de forma a encontrar sempre o caminho para o destino que pretende.

O recinto em si está agora mais “espalhado”, com diferentes zonas de campismo e parques de estacionamento de motos, mais e melhores zonas de WC e duches, um bar infantil para os mais novos encontrarem aquilo que mais gostam de comer e beber, ou ainda uma área de convívio mesmo em frente ao palco principal.

Na zona do renovado Oásis, um ponto de encontro icónico para todos os que visitam o Vale das Almas, não só teremos espaço para recuperar energias e refrescar o corpo do muito calor que habitualmente se faz sentir por esta altura do ano no Algarve, como de quinta a sábado será aí que os DJ Lipi e DJ MRKool estarão a animar “a malta”, sendo também de destacar os espetáculos de várias bandas de tributo e covers.

Concentração de FaroE porque azares acontecem a todos, o MCF preparou para todos aqueles que se deslocam de moto à concentração, uma zona de mecânico perto do pórtico que dá as boas-vindas aos visitantes. Esperemos que não seja preciso visitar este local… mas é sempre bom saber que não ficará apeado se tiver um azar!

Do programa desta festa do motociclismo organizada pelo Moto Clube de Faro fazem parte diversos momentos que ficarão, certamente, na memória dos motociclistas. Os principais eventos ocorrem já noite dentro no palco principal da concentração, onde podemos assistir aos concertos que começam na quinta-feira e apenas terminam no sábado.

Entre os artistas convidados contam-se nomes como os Iris, Scream Inc., The Sisters of Mercy, Obus, Ana Moura, D-A-D, ou ainda, claro, os icónicos Xutos & Pontapés, entre muitos outros. Uma proposta musical eclética que permitirá que todos possam desfrutar de três noites de festa em alta rotação!

Mas desta Concentração Internacional de Motos de Faro fazem parte muitos outros eventos bem especiais.

Concentração de FaroO famoso “show surpresa” – que de surpresa já não tem nada! – e que é sempre bastante concorrido tal como o concurso Miss Faro, o Bike Show que já vai na sua trigésima edição e que acontece na Custom Farm dedicada às motos customizadas, as tendas com diferentes vendedores a disponibilizarem todo o tipo de equipamentos e acessórios de motociclismo e lembranças, e, claro, o grandioso desfile e passeio de despedida por Faro no domingo de manhã, num momento de verdadeira comunhão entre os motociclistas e a cidade que os acolhe.

Convém referir também que cada inscrição na 40ª Concentração Internacional de Motos de  Faro dá direito a dois “tickets”: um para participar no sorteio de uma Indian FTR e outro para o sorteio de uma viagem à Daytona Bike Week.

Estes prémios são patrocinados pela Indian Motorcycle, marca americana que entra no quinto ano de apoio oficial ao evento do Moto Clube de Faro. Além disso, e através de uma inscrição no seu concessionário local, os membros Indian Motorcycle Riders da Península Ibérica podem beneficiar de um kit de boas-vindas exclusivo na Indian Motorcycle Algarve, terão uma zona de estacionamento exclusiva e direito a hospitalidade na noite de sábado para uma experiência mais envolvente.

Concentração de FaroE, claro, a revista MotoJornal não poderia faltar a este momento de regresso em grande da Concentração de Faro! A mais antiga publicação portuguesa dedicada ao mundo das duas rodas estará presente no Vale das Almas, e estaremos à sua espera ao longo de todo o evento para o receber de braços abertos, trocar uns “dedos de conversa”, tirar umas fotos e ajudar a criar recordações com todos aqueles que não querem faltar a esta celebração do Moto Clube de Faro. Visite-nos!

Preço dos bilhetes da Concentração de Faro, autocarro gratuito e… atenção ao Código da Estrada!

Para poder participar na 40ª Concentração Internacional de Motos de Faro terá de garantir a sua inscrição e assim adquirir o acesso ilimitado a todo o recinto preparado pelo Moto Clube de Faro. O valor da inscrição é de 55€ e deverá ser feita logo na entrada do recinto para poder receber o seu “pack” de boas-vindas.

Para facilitar as deslocações de todos aqueles inscritos que queiram deslocar-se de e para Faro a partir da concentração, o Moto Clube de Faro disponibiliza autocarro gratuito que estará a funcionar entre as 8H00 de quinta-feira dia 14 e as 8H00 de domingo dia 17 de julho. Veja o ponto de partida no mapa que encontra neste guia.

Também não se esqueça que um dos lemas da Concentração de Faro é o famoso “zerOKilled – Todos Vivos”! Esta é uma festa para ser vivida das mais diversas formas. Os excessos por vezes levam a consequências indesejadas. Por isso, respeite as regras do Código da Estrada e se conduzir não beba!

Até porque nestes dias as autoridades competentes estarão bastante atentas a tudo o que os motociclistas fazem e certamente vão atuar em conformidade!

Concentração de FaroComunhão com a cidade de Faro

Dias antes da Concentração de Faro, e numa organização conjunta do Município de Faro e do Moto Clube Faro, inserido na programação da 40ª Concentração Internacional de Motas de Faro, foi anunciada a realização de dois concertos no palco do Jardim Manuel Bivar (Doca de Faro). Este momento que pretende criar uma maior ligação dos motociclistas com a comunidade local, terá entrada livre.

Aqui ficam os horários:

Sexta-feira 15 de julho às 22H30 – The Dixie Boys

Sábado 16 de julho às 22H30 – Stones Alive

Artistas e bandas da 40ª Concentração de Faro

Concentração de FaroQuinta-feira 14 de julho

Ricardo Gordo

Iris

Scream Inc.

João Nobre

Stones Alive

Warning Project

DJ Lipi / DJ MRKool

Sexta-feira 15 de julho

The Dire Straits Experience

The Sisters of Mercy

Obus

João Pid

Kraken

Spitfire

DJ Lipi / DJ MRKool

Sábado 16 de julho

Ana Moura

D-A-D

Xutos & Pontapés

33LM

Hybrid Theory

NuggyLand

DJ Lipi / DJ MRKool

Horários em destaque na 40ª Concentração de Faro

Sábado 16 de julho

13H00 – Sardinhada à Algarvia

14H00 – Abertura da exposição de motos

18H00 às 23H00 – Jantar

21H30 – Entrega de Prémios: Bike Show

22H00 – Música ao vivo / Show Surpresa

Domingo 17 de julho

8H00 – Pequeno-almoço

10H00 – Desfile pela cidade de Faro

12H00 – Almoço

13H00 – Entrega de Prémios / Sorteio da moto Indian FTR e viagem à Daytona Bike Week

Veja aqui o mapa do recinto da 40ª Concentração de Faro