Concessionário HM-Motos – Algés

Texto Domingos Janeiro • Fotos Rogério Sarzedo

A busca pela perfeição

Na Região de Lisboa, é impossível não se conhecer a HM Motos e mesmo a nível nacional, é uma referência. Em 2020, a HM Motos completa a maioridade, faz 18 anos e além do Hugo Pinto, que se mantém a cara da empresa, naturalmente, com ele trabalham mais de 20 funcionários. Ao todo, a “família” HM Motos conta com 25 funcionários!

2002, o ano zero

Hugo Pinto, mentor do “projecto” HM, começou a dedicar a sua vida às motos, aos 14 anos, numa primeira fase como aprendiz de mecânico e, posteriormente, como mecânico. Em 2000, tomou a decisão de arriscar um negócio próprio e abriu um espaço para comércio de motos e carros usados. Em 2002 seria então fundada a HM Motos, numa pequena loja de 20 m2, em Algés da qual sairam em 2004 para um espaço maior.

Em 2005, e graças à evolução natural das coisas, foi-lhe proposto ficar com a Suzuki. Pelo caminho tiveram outras marcas que, por um motivo ou outro, acabaram por deixar, mantendo sempre o foco apontado à Suzuki. Em 2008 foi inaugurado o espaço onde ainda hoje mantêm e que em 2016 voltou a ser ampliado. Em conjunto com a oficina, agora mais perto do stand, no total já são quase 3000 m2 de área!

A evolução do negócio

O negócio das usadas esteve na base da criação e evolução da HM e daí, ainda hoje manter o foco aí apontado. Na actualidade, a usadas continuam a servir de complemento à venda das motos novas (Suzuki, SYM, Peugeot, Kawasaki, Benelli, Keeway e Quadro), oficina e boutique.

Cada um dos segmentos ocupa um importante lugar na empresa. A venda das motos novas garante uma continuidade no pós-venda e na assistência técnica, fundamental para conseguir combater as “curtas” margens nas vendas das motos novas. As usadas oferecem margens maiores. A boutique e as peças também apresentam margens pequenas. Actualmente, a equipa é composta por 25 pessoas, com nove funcionários na oficina, sete mecânicos, um pintor e um lavador.

Competição e foco

A competição faz parte da “genética” do proprietário da HM, Hugo Pinto, que dedicou alguns anos da sua via à velocidade, com resultados de destaque, como foi o caso da conquista do ceptro no Troféu Yamaha TZR em 1995. Mais recentemente teve mesmo uma equipa nas grelhas de partida do Campeonato Nacional de Velocidade, mas na actualidade, a decisão de abandonar não parece ser “revogável”.

Por detrás do grande sucesso que é a HM, está muito trabalho e empenho dos colaboradores que lá trabalham, muitos deles com mais de 10 anos de “casa”. Eles têm sido os pilares do crescimento do reconhecido espaço de Algés. Criar confiança com os clientes é um dos principais factores, onde todos sem excepção tentam trabalhar no sentido de atingir a perfeição, embora hoje em dia, seja cada vez mais difícil fidelizar clientes, porque a oferta é maior e o cliente tende em “flutuar” de casa para casa…

No entanto, e como nos refere o Hugo, continuam a haver clientes 100% fiéis, que mesmo interessados em comprar outras marcas, é ali que vão! A juntar às marcas de motos que já referimos anteriormente, a oficina é multi-marcas e está aberta a todos e a oferta no campo dos acessórios é muito vasta com as principais marcas representadas, incluindo marcas que eles próprios importam. No que respeita a funcionamento, a parte técnica é o departamento que continua a exigir mais atenção e foco, onde o Hugo Pinto passa agora mais tempo, a “comandar as tropas” na procura insaciável de corrigir o que ainda é passível de ser feito. Só assim se explica o sucesso e só assim se consegue o reconhecimento!

Expandir ou manter?

Manter! Este parece ser o caminho a tomar por Hugo Pinto aos comandos da HM! Como ele próprio nos confidencia “gostava de trabalhar, também, com outras marcas! Tivemos a possibilidade de fazer negócio com um espaço e até estava tudo encaminhado, mas acabei por recuar porque não consigo dar esse passo. Falta gente séria e competente. Não era por ter um espaço com 3500 m2 e cinco pisos de altura que iria conseguir evoluir mais, ser mais feliz ou proporcionar um melhor serviço ao cliente. Assim, optei por me manter como estou. Este espaço é suficiente para manter o negócio e não tenho perspectivas de passar para outro espaço. Estamos mais focados que nunca em oferecer um bom serviço ao cliente e melhorar nos pontos ainda o podemos fazer e evoluir dentro destas áreas. Com muito esforço de todos nós que aqui trabalhamos, temos que conseguir melhorar os pontos mais sensíveis da empresa.”

Eventos e digital

Houve alturas em que era frequente ouvirmos falar em eventos e iniciativas promovidas, ou levadas a cabo pela HM Motos. Actualmente, continua a haver ideias e vontade de “fazer”, mas não há tempo. O foco passou a estar apontado a outras áreas, como a Rent-a-Moto, por exemplo, onde foram pioneiros e onde estão muito presentes, principalmente para satisfazer a demanda, que embora muito sazonal é cada vez maior, por parte dos turistas. E a par da Rent-a-Moto, cujas marcações funcionam na sua grande maioria através do site dedicado, também através do site da HM Motos é possível fazer marcações de oficina, ver os preços e características das motos novas, usadas e acessórios.

Contactos

web: www.hm-motos.com

mail: rececao@hm-motos.com

Morada: Av. dos Bombeiros Voluntários

de Algés, 42A – 1495-020 Algés

Telefone: 214 103 441

Stand e oficina

Segunda a sexta-feira: 9h30 às 13h00 e 14h30 às 19h00

Sábado: 9h30 às 13h00