InícioNotíciasCondução sob efeito do álcool na mira da GNR e PSP na...

Condução sob efeito do álcool na mira da GNR e PSP na nova campanha Taxa Zero ao Volante

Está na estrada a campanha Taxa Zero ao Volante promovida pela ANSR com ações de fiscalização da GNR e PSP até 25 de agosto.

-

O combate da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) contra a condução sob efeito de álcool volta a ser o mote para mais uma campanha de fiscalização Taxa Zero ao Volante, que já está nas estradas portuguesas através de ações de fiscalização realizadas pelos elementos da Guarda Nacional Republicana e também da Polícia de Segurança Pública.

Esta é a oitava de onze campanhas previstas pela ANSR para serem realizadas este ano, e embora o tema seja Taxa Zero ao Volante, uma clara identificação com os condutores de automóveis, a realidade é que as ações de fiscalização serão dirigidas a todos os condutores, incluindo os de motociclos.

Assim, até ao próximo dia 25 de agosto, os elementos da GNR e PSP estarão na estrada e particularmente atentos à condução sob efeito de álcool.

Conforme refere a ANSR no seu comunicado oficial, conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos e descoordenação motora.

- PUBLICIDADE -

As mensagens da campanha Taxa Zero ao Volante

De acordo com a ANSR, em Portugal, em 2023, um em cada quatro condutores falecidos em acidentes de viação apresentava uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l. Do total das vítimas de acidentes de viação autopsiadas, 23% apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior ao limite legalmente permitido, das quais 73% excediam a taxa considerada crime (≥1,20 g/l).

É por isso importante realçar as seguintes mensagens:

– Com 0,5 g/l de álcool no sangue, o risco de acidente grave ou mortal duplica;
– Os acidentes resultantes deste tipo de condução tendem a ser particularmente graves;
– O álcool reduz o campo visual, provocando a denominada “visão em túnel”, além de causar alterações de comportamento, como estados de euforia ou desinibição, que aumentam a probabilidade de acidente;
– O consumo do álcool atrasa a capacidade de reação e causa descoordenação de movimentos;
–  A relação entre o que se bebe e a taxa de álcool no sangue depende de vários fatores como a idade, género, peso, altura, metabolismo, alimentos ingeridos e há quanto tempo foram ingeridos, etc;
– Se estiver com alguém que esteja a consumir álcool em excesso, não permita que conduza e ajude a encontrar uma outra forma dessa pessoa chegar ao destino em segurança.

Incluída no Plano Nacional de Fiscalização, a campanha Taxa Zero ao Volante reforça o mote ‘Respira Vida, sopra zero’, e inclui ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira, sem esquecer operações de fiscalização pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para a diminuição da sinistralidade e a adoção de comportamentos seguros, por parte dos condutores, no que respeita à condução sob a influência do álcool.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -