Conhecidos os primeiros campeões do CNV

Os primeiros campeões no CNV ficaram conhecidos este fim-de-semana no circuito do Estoril, numa jornada de corridas pautada pela chuva.

Primeiros campeões do CNV 2019

Ficaram conhecidos os primeiros campeões do CNV 2019 e foram encontrados num misto de condições climatéricas. Foi durante este fim de semana que o Circuito do Estoril foi palco de mais uma intensa e bem discutida prova elegível para o Campeonato Nacional de Velocidade (CNV).

Dois dias de competição onde a chuva temperou de forma intensa o dia inaugural, para no seguinte o sol aquecer um pouco mais o pelotão nas diversas categorias e deixar o negro do tapete de asfalto completamente seco.

Condições distintas na pista junto a Lisboa e onde ficaram conhecidos os primeiros campeões do CNV 2019. Assim, os nomes de Francisco ‘Kiko’ Maria e Nuno Ribeiro como campeões Pré-Moto3 e 85cc respectivamente. O mesmo se passou com Dani Trelles nas Superstock 600. Portanto, fica para a ronda de encerramento, no próximo mês de Outubro, as decisões quanto aos títulos Superbike, Supersport 300 e Moto5.

Primeiros campeões do CNV 2019Em memória de Maria Lajes, uma apaixonada comissária do Motor Clube do Estoril que recentemente faleceu devido a doença a prova foi também muito especial para todos os elementos do grémio estorilista que mais uma vez recebeu a caravana do CNV. E foi com a benção da água que todos os pilotos enfrentaram o dia de Sábado.

Ivo Lopes assegurou a ‘pole’ na classe maior, as Superbike, na frente de Tiago Magalhães e Pedro Nuno. Mas na corrida, o comandante do campeonato viu André Pires mostrar-se bastante confortável nas exigentes condições de aderência do traçado. Por isso, seria mesmo o ex-campeão nacional a assegurar a primeira posição sobre a meta após 14 intensas voltas.

Leia também: Contacto Kymco Xciting S 400i

Pedro Nuno e Tiago Magalhães não chegaram ao final da contenda e no momento da bandeira de xadrêz André Pires bateu Ivo Lopes por 39 milésimas de segundo, ascendendo assim pela primeira vez ao pódio em 2019 com Ricardo Lopes a ser o terceiro classificado na frente de Rui Marto e João Trancoso.

Primeiros campeões do CNV 2019

Na segunda corrida, realizada já no Domingo e com o piso seco, os 21 pilotos presentes na grelha de partida imprimiram um ritmo forte. E desde o momento em que o semáforo se apagou. Mas desta feita, foi Pedro Nuno quem subiu ao degrau mais alto do pódio após Ivo Lopes ter sido desqualificado. Isto porque não cumpriu uma penalização de ‘ride through’, de acordo com o definido pelo regulamento.

Um final inesperado depois de uma intensa corrida entre o líder do campeonato e o seu principal opositor na classificação do mesmo, Pedro Nuno, que assim venceu pela segunda vez em 2019, regressando ao topo do pódio na companhia de André Pires e Rui Reigoto naquele que foi também o primeiro pódio do ano apenas com uma marca. Rui Marto e Ricardo Lopes fecharam o lote dos cinco primeiros.

Leia também: Comparativo Café Racer: 7 modelos em análise

A prova estorilista proporcionou uma intensa e animada luta entre os pilotos e candidatos ao ceptro nas Supersport 300. Trinta milésimas de segundo dividiram os dois primeiros nas 300, com Pedro Fragoso a ser o primeiro lado a lado com Tomás Alonso após uma luta onde Vasco Esturrado também esteve envolvido mas para a qual não contribuiu na derradeira fase ao perder cerca de 15 segundos para os dois rivais.

Nas Pre-Moto3 Kiko Maria foi o vencedor com quase 20 segundos sobre Marco Dias e assegurou a vitória no campeonato nacional antes da ronda de encerramento a realizar igualmente no Estoril. Nas 85cc foi Nuno Ribeiro quem venceu sem contestação e também ele assinou o diploma de campeão nacional na classe. Entre os 9 pilotos das Moto5 presentes no Estoril foi Manuel Branquinho o primeiro na frente de Martim Reis e Tiago Balhé.

Primeiros campeões do CNV 2019Leia também: Contacto: BMW R1250GS Adventure

O Estoril recebeu igualmente o pelotão da Troféu ENI – Luis Carreira. Na primeira corrida, com o asfalto encharcado, na tarde de Sábado, foi João Curva quem venceu na Open. Por outro lado, José Teixeira nas SBK, João Vieira nas Sport e Paulo Vicente na ZCup. João Curva repetiu a subida ao degrau mais alto do pódio no dia seguinte. Isto após a segunda corrida. O mesmo se passou com José Teixeira e João Vieira. António Reis venceu nas SS e o pelotão das ZCup viu Duarte Amaral subir ao degrau mais alto do palanque de consagração. Na Copa Dunlop Motoval, foi Jaime Coelho quem venceu. E foi vitorioso em ambas as corridas na Classe 1. O mesmo se passando com Tiago Pires na Classe 2.

Depois de conhecidos os primeiros campeões do CNV 2019, a próxima prova do campeonato nacional será novamente realizada no Circuito do Estoril. Está reservada para os dias 19 e 20 de Outubro. Portanto, será a prova de encerramento do campeonato e onde estará igualmente o Mundial Superside. Ou seja, o campeonato do mundo ‘Sidecar’, que fará a sua estreia em Portugal.

Outros artigos:

Benção dos Capacetes 2019 leva 130.000 a Fátima

O desafio ‘Eunice Rides a Royal’