Contacto Aprilia Tuono V4 1100 Factory

A Tuono é uma desportiva despida. Bem neste caso, apenas em topless. A poderosa V4 parece assumir várias formas e personalidades e, como máquina demoníaca que é, está sempre a tentar levar o mais regrado dos meninos do coro para maus caminhos. Por alguma razão só existe uma escadaria para o céu, mas para o inferno existe uma auto-estrada… e esta moto não sobe escadas.

TEXTO VITOR MARTINS • FOTOS MOTOJORNAL

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Genes apurados

Esteticamente a Tuono não é muito diferente da RSV4, faltam-lhe apenas alguns paineis laterais da carenagem, e em vez de avanços tem um guiador que lhe proporciona uma posição de condução mais racional e confortável para o dia-a-dia. Ao contrário de uma verdadeira naked, a Tuono oferece protecção aerodinâmica que a torna mais confortável em auto-estrada. De resto é mesmo uma desportiva: modos de condução Sport, Track e Race, lap timer, limitador de pit lane, launch control, e uma personalidade irrequieta a que até o mais atinado escuteiro tem dificuldade em resistir.

Apesar da maior cilindrada, a Tuono tem menos 26 cv que a RSV4, mas isso não a impede de ser muito eficaz em circuito, ou que seja menos entusiasmante. Ao mesmo tempo, o comum dos mortais pode ir calmamente com ela ao pão. Porque apesar de estar sempre a soprar-nos ao ouvido ‘mais, mais!’, se resistirmos à tentação de cair em pecado, a Tuono deixa-se levar calma e docilmente até à missa de domingo, sem dramas.

É como aquela(e) amiga(o) discretamente deslumbrante, cozinha bem, inteligente, com um nível de cultura geral invejável, ar misterioso, e que está sempre a tentar fazer-nos cair em tentação. E se não resistirmos é o deboche total. Isto porque o motor V4 é impressionante, não apenas nas prestações, mas nas sensações que transmite. Roda sem reclamação a baixas rotações, mas quando rodamos o acelerador, nossa senhora… o empurrão e a sonoridade são o tal suspiro ‘mais, mais!’ e valha-nos o wheelie control, o controlo de tracção e restantes santinhos electrónicos.

O quickshift torna as passagens de caixa limpas e rápidas à medida que o risco de perda de pontos na carta aumenta vertiginosamente, quando começamos a ver as chamas do inferno cada vez mais perto. Fazê-la gritar até as luzes no painel de instrumentos pedirem para engrenar a mudança seguinte torna-se viciante, e queremos mais. Get a room… ou melhor, uma pista, porque são coisas que não se devem fazer na via pública. É surpreendente como uma moto que se mostra tão dócil como um anjinho numa calma condução urbana, se transforma numa superbike demoníaca quando surge a oportunidade. E não só por causa do motor.

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