Contacto Benelli Leoncino 250

Apresentada em 2017, a Leoncino veio alargar a cada vez mais completa gama da Benelli. Logo no lançamento dessa primeira versão com 500 cc a marca italo-chinesa prometeu que outras se seguiriam. No último Salão de Milão apresentou a Leoncino 800, mas um ano antes tinha apresentado a mais pequena 250, e foi nesse ‘leãozinho’ que andámos desta vez.

Texto Vitor Martins • Fotos Rogério Sarzedo

O leãozinho  

A gama da Benelli está cada vez mais abrangente, com mais modelos e mais versões de cada modelo. Em 2017 a marca italiana, há meia dúzia de anos na posse do gigante Qianjiang Group Co., LTD, empresa chinesa com mais de 10 000 funcionários cujo negócio abrange, para além das motos, o imobiliário, investimento no exterior e importação e exportação.

O grupo chinês produz cerca de 1,2 milhões de motos por ano. A história de mais de 100 anos da Benelli foi, como a de outras marcas italianas, algo conturbada, e mudou de mãos várias vezes. Agora parece ter conseguido alguma estabilidade, com um crescimento sustentado e com motos talhadas para o mercado europeu. Apesar da propriedade da empresa ter passado para a China, o Centro Stile Benelli continua a operar desde Pesaro, onde a marca nasceu em 1911. E ali decidiram recuperar o nome Leoncino, que foi um modelo histórico na marca.

Depois de ter interrompido a produção devido à II Guerra Mundial, a Benelli recuperou a actividade e em 1951 lançou a Leoncino 125, usando um motor a dois tempos e colocando orgulhosamente o leão do logótipo da Benelli no guarda- lamas dianteiro cromado (Leoncino significa leãozinho, em italiano). Depois de Leopoldo Tartarini ter vencido o Motogiro d’Italia em 1953 aos comandos do pequeno ‘leãozinho’, o modelo tornou-se num autêntico sucesso de vendas e num dos modelos mais importantes da história da marca. Apesar de no EICMA de 2018 a Benelli ter apresentado uma nova Leoncino 125 a par da 250, a oitavo de litro não está ainda pronta para entrar em comercialização. Assim, a Leoncino 250 é, para já, a versão mais pequena deste modelo em comercialização (a Leoncino 800 deverá chegar no início do Verão e a Leoncino 800 Trail chegará um pouco mais tarde, enquanto que já no início do ano deverão chegar outras duas novidades, a retro Imperiale 400 e a naked 752S).

A Leoncino 250 usa o motor monocilíndrico de 249 cc que podemos encontrar noutros modelos da marca, com duas árvores de cames à cabeça e quatro válvulas. Produz uma potência máxima de 25,8 cv às 9250 rpm e está instalado num quadro em treliça de tubos de aço. À frente está equipada com uma forquilha invertida de Ø41 mm e atrás, tem um amortecedor montado num braço oscilante tubular. Esteticamente a Leoncino é… uma Leoncino, praticamente igual às suas irmãs. E tal como a Leoncino original dos anos ‘50, tem o leão no guarda-lamas dianteiro. E sendo uma moto desenhada em Itália, o design é cuidado, embora alguns pormenores façam lembrar modelos de outras marcas. O assento está muito bem integrado no conjunto do depósito, cuja linha se prolonga até ao minimalista farolim traseiro.

O suporte de matrícula está apoiado no braço oscilante, integrado num mini-guarda-lamas, contribuindo para uma traseira ‘limpa’. A iluminação é LED, com o farol dianteiro a ser uma evolução do farol da Leoncino 500. Tratando-se de uma dois e meio, as suas dimensões são compactas, e o assento a 810 mm do solo – ligeiramente mais alta que a naked bicilíndrica 302S – não coloca grandes dificuldades e, pesando pouco mais de 160 kg em ordem de marcha, a Leoncino 250 está perfeitamente à vontade em ambiente urbano, que será o seu ‘habitat natural’. O guiador largo e alto q.b. proporciona uma posição e condução que deixa o tronco verical, e também um bom controlo dinâmico. A caixa de relações curtas permite usar o motor desde as mais baixas rotações, tornando fácil a condução em cidade, mas à custa de muitas passagens de caixa. Porém a suavidade da própria caixa de velocidades e da embraiagem facilitam o processo. O baixo peso simplifica as manobras a baixa velocidade, e ajuda à agilidade da Leoncino 250. Isso confirma-se também em estrada, onde, apesar das prestações modestas inerentes ao monocilíndrico de 250 cc, a Leoncino consegue ser muito divertida de conduzir.

Com um depósito de 12,5 litros, e um consumo a rondar os 3,5 l/100 km, a Leoncino tem cerca de 350 km de autonomia, o que significa grandes distâncias sem preocupações de abastecimento ou, no caso de ser usada diariamente no percurso casa/ trabalho, muitos dias sem ter que passar na estação de serviço. Proposta por 3780 €, a Benelli Leoncino 250 é mais barata do que algumas 125 cc e é uma boa proposta para quem acabou de tirar a carta, já que é igualmente fácil de conduzir e representa uma boa escola para quem pretende depois passar para algo maior. Para além disso, é uma excelente proposta para uma utilização diária, especialmente em meio urbano, mesmo que o trajecto inclua troços de auto-estrada, onde a Leoncino 250 está um pouco mais à vontade que uma 125 cc.

Ficha Técnica

BENELLI LEONCINO 250
PREÇO 3 780 €
MOTOR  Um cilindro, 4T, refrigeração por líquido
DISTRIBUIÇÃO  Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas
DIÂMETRO X CURSO  72 x 61,2 mm
CILINDRADA  249 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  25,8 cv/9250 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  21 Nm/8000 rpm
EMBRAIAGEM  Multidisco em banho de óleo
CAIXA  Seis velocidades
FINAL  Por corrente
QUADRO  Treliça em tubos de aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Forquilha telescópica invertida, Ø41 mm, curso 125 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA  Sistema monoamortecedor, curso de n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO  Disco de Ø280 mm, pinças de 4 êmbolos, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  Disco de Ø240 mm, pinça de um êmbolo, ABS
PNEU DIANTEIRO  110/70 x 17
PNEU TRASEIRO  150/60 x 17
COMPRIMENTO MÁXIMO  2030 mm
LARGURA MÁXIMA  840 mm
ALTURA DO ASSENTO  800 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1677 mm
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO  n.d.
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  12,5 litros
PESO (EM ORDEM DE MARCHA)  162 kg
CORES  Branco, cinzento, castanho e vermelho
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Multimoto Motor Portugal