Contacto BMW R1250R

Este é daqueles modelos que passam desapercebidos no mercado, até que um dia temos a oportunidade de rodar aos seus comandos. A partir desse dia, tudo muda. Esta nova versão da R1250R acentua esse sentimento, pois a par de uma imagem compacta e musculada, temos agora um boxer poderoso e irrequieto! Sim, continua a ser uma das melhores motos da BMW!

Domingos Janeiro • Fotos Bruno Ribeiro –

Anterior
Seguinte

Carisma do boxer

Este modelo sempre girou em torno do motor boxer, com funcionamento muito particular e marcante, devido ao forte binário e entrega de potência. Mas, quando muitos davam como quase certa uma morte ou estagnação deste tipo de arquitectura, eis que a BMW abre a caixa de “Pandora” e puxa dos galões para fazer aquele que já é considerado o melhor motor boxer da história da marca bávara. Na verdade, os engenheiros alemães, conseguiram aumentar a potência em toda a faixa de utilização, reduzindo as emissões, o consumo e as vibrações, mantendo uma sonoridade forte.

Tudo isto foi conseguido graças à nova tecnologia BMW ShiftCam, utilizada pela primeira vez em modelos de série e que consiste na variação dos tempos e cursos das válvulas de admissão, para optimizar a combustão. No que diz respeito à potência, o novo boxer viu a capacidade aumentar dos 1170 cc para os 1254 cc, acompanhado por 11 cv a mais, agora 136 cv no total e um poderoso binário de 143 Nm.

Era electrónica

Cada vez mais presente nos novos modelos, a electrónica dá uma grande ajuda tanto aos utilizadores menos experientes, como aos mais conhecedores, permitindo explorar as motos de forma progressiva, confiante e segura. Nesta R1250R, podemos encontrar dois modos de potência de série, assim como o controlo de tracção e sistema de travagem automática em declive (Hill Start Control).

Para os mais exigentes, podem ainda optar por montar, como opcional, os modos de condução Pro, assim como o sistema de controlo de tracção Dynamic, ABS Pro, Hill Start Control Pro e travagem Dynamic. Este último, evita que a roda traseira “saltite” nas travagens mais agressivas e potentes, num estilo de condução mais desportivo.

Também disponíveis como opcional, temos as suspensões electrónicas (ESA) e o Dynamic ESA, que faz o ajuste automático das suspensões ao estilo de condução e pavimento. Tão badalada é a conectividade e nisso, a BMW também é especialista. Assim, esta R1250R vem equipada com um painel TFT de 6.5” a cores, onde podemos controlar e monitorizar toda a informação relativa ao funcionamento desta naked. O sistema de iluminação da R1250R é de halogéneo, mas como opcional, podemos optar pelos LED de presença diurnos. Também como opcional temos ainda o sistema de chamada SOS.

Cores e acessórios

Esta nova versão da R1250R passa a estar também disponível em diferentes cores, mantendo a tradicional cor preta, HP (branco, azul e vermelho), verde e castanho Option 719. No campo dos acessórios, a colecção BMW Motorrad Spezial disponibiliza acessórios especiais que vão desde as melhorias no estilo, às prestações.

This slideshow requires JavaScript.

Anterior
Seguinte