Contacto CF MOTO 650 GT

A CF Moto é uma marca relativamente recente e inicialmente conhecida pelos seus moto4. A gama de duas rodas foi evoluindo e apresenta agora soluções que vão desde as 250 às 650 cc em várias versões. Fomos conhecer a 650 GT, uma sport touring que é uma excelente proposta na gama de média cilindrada.

Texto Vitor Martins • Fotos Rogério Sarzedo –

Anterior
Seguinte

Esforço Oriental

A CF Moto nasceu apenas no final dos anos ‘90, e é uma subsidiária do ChunFeng Holding Group (o nome CF vem precisamente de ChunFeng, que significa algo como vento primaveril). Depois de uma primeira vaga de motos chinesas vendidas na Europa na década de ‘90, a má fama que deixaram levou os consumidores a olhar de lado para as motos ‘made in China’. Vários construtores perceberam que tinham que adaptar os seus produtos aos gostos e exigências europeias. Era a única maneira de conseguir vingar em solo europeu. Algumas empresas optaram por comprar marcas europeias – como a Benelli, ou Moto Morini – aproveitando não apenas os nomes já conhecidos, mas também desenvolvendo os seus produtos na Europa, com designers e engenheiros europeus, sendo depois os produtos produzidos na China, segundo standards europeus.

A CF Moto escolheu outro caminho: optou numa identidade própria, criada de raiz, talvez reflexo da juventude do seu fundador, Lai Guogui, que tinha apenas 24 anos de idade quando arrancou com a empresa em 1989. Assim, em pouco tempo, a CF Moto passou a ter produção baseada nos seus próprios componentes – para não ter que depender de terceiros – foi aumentando a capacidade dos seus motores e contratou o atelier Kiska para o design das suas motos. Uma prova da direcção certa foi o facto de a CF Moto ter iniciado uma parceria com a KTM em 2014 para a montagem dos modelos fabricados na Índia para comercialização na China, parceria essa reforçada em Outubro de 2017, com Stefan Pierer e Lai Guogui a assinarem um acordo de joint venture denominada CFMoto-KTMR2R (A KTM é comercializada na China sob o nome KTMR2R, porque um cidadão chinês registou o nome KTM – King Tao Motorcycles, e queria mais de um milhão de euros para ceder o nome…), com a CF Moto a possuir uma participação maioritária de 51% e a KTM 49%.

Ao abrigo desta joint venture a CF Moto vai usar o motor LC8 990 em futuros modelos, e a KTM usará a CF Moto para a produção de vários modelos, tendo em conta que Florian Burguet, Managing Director da KTM, disse ter fi cado «muito positivamente impressionado com a qualidade de construção, atenção ao detalhe e capacidade de engenharia da CF Moto» numa entrevista no ano passado ao nosso colega Alan Cathcart.

Anterior
Seguinte