Contacto Ducati Scrambler 1100 Sport Pro

Com a marca Scrambler, a Ducati tem procurado oferecer uma experiência distinta da que oferece na linha “regular” de motos. Com a versão 1100 Sport Pro as características são apimentadas e dão-nos carácter e eficácia refinados.

Tudo começa numa decoração muito sóbria, talvez demasiado sóbria para a linha Scrambler, reconhecida pelas decorações coloridas ou de grandes contrastes de tons. Esta será a Scrambler de cariz mais dinâmico atualmente disponível nos concessionários Ducati, apresentando-se também com um nível de tecnologia longe da simplicidade que presidiu à criação da linha. Mantém todo o divertimento e descontração na forma como pode ser utilizada, mas agora mostra uma eficácia superior quando extremamos o estilo de condução.

A posição de condução é marcada por um guiador quase plano que obriga o nosso tronco a assumir uma posição mais sobre a frente e os espelhos montados em cada topo do mesmo, reforçam a imagem desportiva. O motor, e em especial o comportamento da ciclística, reagem de forma muito composta, permitindo ir um pouco mais além quando percorremos estradas sinuosas com uma condução mais empenhada. Mais eficaz, continua a oferecer muito divertimento sem que tenhamos de andar a um ritmo proibitivo em estrada como algumas desportivas da atualidade.

Existem três modos de condução que podem ser utilizados, nos quais se pode afinar a resposta do acelerador e potência do motor além do nível de intervenção do controlo de tração. Active, Journey e City, veem pré-configurados para oferecer respostas e um comportamento cada vez mais suave. Enquanto andámos com a Scrambler apenas desligámos o controlo de tração no modo Active, definição que usámos sempre que nos queríamos divertir. Mantivemos os outros modos tal como estão de série, o Jornery é perfeito para não nos entusiasmarmos em demasia nas voltas do dia-a-dia. A resposta do acelerador é direta, e com a alteração dos modos temos a possibilidade de definir a prontidão do mesmo e nível de potência.

O grande “L”

A Scrambler 1100 Sport Pro é uma das formas mais fantásticas de “revisitar” o grande carácter do “Pompone”. Assim é apelidado este motor da Ducati pelos apaixonados, e aqui o bicilíndrico em “L” refrigerado por ar, mostra um refinamento difícil de acreditar possível a uma estrutura conceptual com tantos anos e história. É sempre uma delícia voltar a usá-lo, mais ainda quando é tão agradável, divertido e pujante.

Este “1100” agradou desde os primeiros metros, em primeiro pela grande suavidade de facilidade de controlo, depois pela forma contundente com que responde se o provocarmos. Tem uma aceleração que é forte desde baixos regimes, redonda e plena, muito típica dos “Pompone”. Está sempre pronto a responder, mas é a partir das 5000 rpm que o pulmão enche melhor apresentando uma vivacidade muito especial. Daqui até perto das 8000 rpm a subida é ainda mais rápida, forte e constante. O nível de vibrações é bastante contido, reforçando a agradabilidade de utilização desta Scrambler. A embraiagem agrada pela suavidade da atuação, perfeita para rodar em cidade, progressiva na forma como ataca. A caixa tem um escalonamento acertado, e o seletor é preciso no seu acionamento.

Controlo no pisar

Um dos pontos que marcam a diferença desta Scrambler Sport Pro é a ciclística. Basta olhar para a cor da bainha dianteira para se perceber a razão pela qual o comportamento da mesma é tão controlado. Esta versão está equipada com suspensões Ohlins quer na dianteira como na traseira. A forquilha dianteira, invertida, tem um curso generoso de 150 mm que lhe dá parte da liberdade que assenta perfeita numa scrambler. Na prática, esta Ducati apresenta um comportamento bastante ágil. O maior desconforto, em especial no verão, vem dos coletores de escape quando se está em trânsito lento ou parados nos semáforos.

É uma moto relativamente curta quando estamos sentados nela e isso acaba por se revelar na forma como se mexe em estradas secundárias. Graças à escolha de pneus, curso e qualidade das suspensões, mesmo que o piso não seja perfeito, a Sport Pro garante sempre confiança.

O contacto da Ducati Scrambler 1100 Sport Pro encontra-se na edição Nº 1487 da Motojornal em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1487/

A travagem é excelente e a capacidade de tração do trem traseiro, com braço oscilante em alumínio, é igualmente boa. Aqui entra também em equação a eletrónica, que se apoia numa unidade de medida inercial, para oferecer, um sistema de ABS que é sensível ao ângulo de inclinação para ditar o nível da intervenção.  

Sem grande pretensiosismo, a Ducati Scrambler 1100 Sport Pro acaba por se revelar uma moto que nos serve em muito mais situações que aquelas que poderíamos imaginar numa análise mais descuidada. Com ela podemos viajar de forma confortável, desde que a velocidades comedidas, é bastante prática para um uso quotidiano citadino, mostra-se perfeita para passear a dois em voltas de fim de semana.

Fotos: Manuel Portugal

Outros artigos:

Gama Ducati Scrambler 2021 já disponível

Ducati SuperSport (2017)