TEXTO DOMINGOS JANEIRO • FOTOS ROGÉRIO SARZEDO
História da FB Mondial
A Mondial, fundada em 1936 por Giuseppe Boselli com a colaboração dos seus irmãos Luigi, Carlo e Ettore, viveu os momentos de ouro na competição, entre 1949 e 1951, e em 1957 dá-se a adição das iniciais FB (Fratello Boselli- Irmãos Boselli). No final da II Guerra Mundial, a FB muda-se para Milão e pouco depois, Giuseppe Boselli encarrega Alfonso Drusiani de projectar uma 125 cc de competição com motor a quatro tempos. Em 1949, com o piloto Nello Pagani, a Mondial vence o GP da Holanda em 125 cc, assim como o GP da Suíça e Gianni Leoni vence o GP das Nações, a juntar o título individual de Nello Pagani. A Mondial vence também o título dos construtores. A primeira versão da Mondial a 4T, apresentada em 1948, venceu o campeonato do mundo não só em 1949, como em 1950 com Bruno Ruffo e em 1951 com carlo Ubbiali.
Em 1955, Provini vence o campeonato italiano com esta 125 cc a 4T. Em 1957, Provini vence o Tourist Trophy, o GP da Holanda e GP da Bélgica, com a 125 cc. No final do ano, Provino sagrou-se campeão do mundo em 125 cc e Sandford campeão do mundo em 250 e a Mondial vence em ambas as classes o título de construtores. No final do ano, a Mondial decide retirar-se da competição. Em 1960, devido à crise, a Mondial produz o seu último modelo, mantendo-se até 1979, a comprar motores e a fazer alguns modelos exclusivos.
Passados 20 anos, os direitos da Mondial foram comprados por Roberto Ziletti. Em 2000, Ziletti pediu à Honda para fornecer motores para a Mondial. Assim, a Honda vendeu-lhe motores da campeã RC51, com o qual a Mondial equipou a sua Piega 1000. O pai de Ziletti morre, deixando ao magnata o grupo Lastra, que entretanto adquiriu a Mitsubishi, retirando a Ziletti o “foco” na Mondial, que viria a falir em 2004. Em 2005, Piero Caronni fica com os direitos da Mondial e dá-lhe o nome de Gruppo Mondial S.R.L, continuando a fornecer o mercado com as Piega 1000.
Em 2014 os amigos Pierluigi Boselli, proprietário da marca Mondial e Cesare Galli, dono da empresa Pelpi International Italy, começaram a projectar a nova era da Mondial. Em 2015 foram conhecidos os primeiros protótipos da HPS 125 e 250. Apresentadas no Salão de Milão em 2016, chegaram ao mercado em 2017!
Em 2018 foram lançadas as SMX e a SMT e agora, foi a vez da Pagani 125, que em 2020 deverá chegar ao mercado com motor de 250 cc.