Contacto Harley-Davidson Road Glide Limited

Texto Vitor Martins • Fotos Rogério Sarzedo

Quilómetros sem fim

A Road Glide Limited insere-se na gama touring da Harley-davidson, e é uma novidade na gama de 2020. Vem substituir a Road Glide Ultra e para além de empregar o musculado motor Milwaukee-Eight 114, tem algo que tínhamos pedido antecipadamente ao Pai Natal na última vez que andámos de Harley, o controlo de tracção. Harley-Davidson tem vindo a diversificar a sua gama para, entre outros motivos, captar nova clientela.

Mas isso não significa que tenha esquecido os seus clientes mais tradicionais e os seus modelos e gamas mais emblemáticos. É o caso da gama touring da marca americana. Depois de há uns meses termos rodado na Ultra Limited (Motojornal n.º 1457, de 24 de Maio), desta vez tivemos oportunidade de conduzir a Road Glide Limited, com a qual partilha muitas coisas, incluíndo o motor Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, que nunca deixa de nos surpreender.

Ao subir a bordo, a sensação é muito semelhante. Estamos perante uma moto grande e espaçosa, mas com o confortável assento numa posição baixa, permitindo colocar confortavelmente ambos os pés no chão; as mãos caem naturalmente no largo guiador e o assento envolvente é um autêntico sofá, tal como o do passageiro, ao qual não faltam os apoios para os braços. Para ambos há plataformas em vez dos mais convencionais pousa-pés mas, ao contrário do habitual, a Road Glide Ultra não tem o selector de mudanças duplo, que dá para passar caixa pressionando com o calcanhar, em alternativa a puxar para cima com a biqueira; mas pode ser montado, se o condutor assim preferir. A disposição do painel de instrumentos é um pouco diferente, com o velocímetro e conta-rotações analógicos junto ao guiador, e o painel TFT a cores do sistema de infotainment Boom! Box GTS à frente destes e ladeados pelos mostradores redondos do voltímetro e indicador do nível de gasolina.

Na estrada

Assim que arrancamos regressam as sensações que nos ficaram gravadas na mente, cortesia do Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114, graças aos valores de binário disponíveis desde muito cedo. Quase nos esquecemos que estamos a arrancar com praticamente meia tonelada, mas logo aqui nota-se uma diferença para a Ultra. Enquanto que nessa a carenagem ‘batwing’ roda solidária com a direcção, o que significa peso extra directamente no guiador quando o movemos, na Road Glide Limited isso não acontece – cuja carenagem, não sei porquê, me faz lembrar um tubarão-baleia -, apenas o velocímetro e conta-rotações se movimentam com o guiador; e isso faz a diferença nas manobras e quando rodamos a baixa velocidade. Depois, em andamento, as diferenças não são assim tão grandes, notando-se apenas em ambiente urbano. Tratando-se de uma touring, logo com dimensões generosas, não é, naturalmente, na cidade que a Road Glide Limited se sente mais à vontade; para isso existem as Sportster e Street 750. Dêem-lhe estrada aberta e ela recompensa-nos com quilómetros sem fim em pleno conforto, seja a solo, seja acompanhado. E não sendo exactamente ágil, não desaponta numa estrada mais sinuosa, especialmente se mantivermos uma condução fluída para tirar partido das suas características.

Outra diferença da Road Glide Limited para a Ultra Limited é o tamanho das rodas. Enquanto que a Ultra tem uma jante de 17 polegadas à frente e de 16 atrás, a Road Glide tem ambas as jantes de 18 polegadas, mas na verdade a diferença na prática é imperceptível. Uma das críticas que apontei à Ultra Limited foi a falta de controlo de tracção, que valeu um par de sustos à chuva.

A Harley-Davidson já tinha na calha a implementação do sistema nalguns dos seus modelos, e a Road Glide Limited é um deles. Implementado ao abrigo do programa Reflex Defensive Rider Systems, vem dar alguma paz de espírito quando conduzimos em piso mais escorregadio, sabendo que temos uma ‘mão electrónica’ que nos ajuda a lidar com o binário disponível no punho direito. É bem provável que a Harley expanda o sistema a outras gamas para além da touring. Do programa RDRS faz parte também uma nova geração de ABS, que inclui a travagem combinada, contribuindo para uma maior sensação de confiança e também maior confiança na condução.

Por tudo isto, a Road Glide Limited, e a gama touring da Harley-Davidson, mantém praticamente tudo aquilo com que os tradicionais clientes da marca americana sonham, mas bastante actualizada em termos de novas tecnologias, o que contribui para uma utilização mais fácil e compensadora, resultando em quilómetros de prazer.

A Harley-Davidson está disponível com preço a partir de 30 400 €, com muitas possibilidades de personalização, das cores aos inúmeros opcionais.

This slideshow requires JavaScript.

Ficha Técnica

PREÇO 30 400 €
MOTOR  Dois cilindros em V a 45°, 4T, refrigeração por ar e líquido
DISTRIBUIÇÃO  Uma árvores de cames, hastes e balanceiros, 4 válvulas por cilindro
DIÂMETRO X CURSO  102 x 114 mm
CILINDRADA  1868 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  89 cv/5020 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  166 Nm/ 3000 rpm
EMBRAIAGEM  Multidisco em banho de óleo
CAIXA  Seis velocidades
FINAL  Por correia
QUADRO  Duplo berço em tubos de aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Forquilha telescópica, Ø n.d., curso n.d.
SUSPENSÃO TRASEIRA  Dois mortecedores, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO  Dois discos de Ø300 mm, pinça Brembo de 4 êmbolos, Reflex Linked Brake System, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  Disco de Ø300 mm, pinça Brembo de 4 êmbolos, Reflex Linked Brake System, ABS
PNEU DIANTEIRO  130/70 x 18
PNEU TRASEIRO  180/55 x 18
COMPRIMENTO MÁXIMO  2595 mm
LARGURA MÁXIMA  n.d.
ALTURA DO ASSENTO  735 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1625 mm
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO  26º/170 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  22,7 litros
PESO (EM ORDEM DE MARCHA)  388 kg
CORES  Preto, preto/preto, cor personalizada, dois tons
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Harley-Davidson Ibérica