Contacto Honda CRF 1100L Africa Twin/Adventure Sports

A Honda prometeu uma Africa Twin mais potente, mais leve, tão ou mais equilibrada que antes. E prometeu também uma versão carregada de electrónica, nas suspensões e no especial painel digital táctil. Duas novas Africa Twin ajustadas ao actual e exigente mercado das maxi-trail. Prometeu e cumpriu. E de que forma…

Texto Rui Marcelo • Fotos Honda Motor Europe –

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A conhecer: o que é novo

O novo motor baseia-se no actual, mas cresceu em cilindrada, cumpre a norma Euro 5 (é o primeiro motor trail da Honda a consegui-lo), usa 70% de peças novas, é mais potente (chega aos 102 cv) e tem mais 6% de binário. Mas mais importante que o aumento dos valores máximos, é a superior disponibilidade de ambos por todo o regime, muito acima do anterior, que contam, fruto do aumento do curso dos êmbolos e não do diâmetro (esse iria aumentar a capacidade de rotação).

O dois cilindros paralelo usa uma cabeça nova, diferentes comandos das válvulas e novas rampas de colectores de admissão e escape – mais rectos. Usa ainda uma nova válvula de controlo do escape que melhora a sonoridade e a resposta, e as caixas, manual e a automática DCT, foram optimizadas, poupando também peso. No global é 2,5 kg mais leve, quer o manual quer o DCT.

Uma das grandes novidades é a maior presença da electrónica. Pela primeira vez a Honda monta uma unidade de medição de inércia da Bosch, uma IMU com seis eixos de leitura. Com ela a gestão do motor e ciclística é totalmente diferente, para melhor. A nova IMU permite gerir os modos de utilização do motor (Urban, Tour, Gravel, Off -Road e dois User), o controlo de tração (melhorado sobretudo para fora de estrada), a função anti – cavalinho (novidade), o travão-motor (3 níveis), o sistema de travagem ABS em curva e até o controlo das luzes de inclinação em curva.

Agora a Twin oferece um total de 6 modos de condução – a novidade é o Off -Road – incluindo dois personalizáveis. Do mesmo modo a IMU controla ainda outra grande novidade: as suspensões Showa EERA de controlo eletrónico, com 4 modos de ajuste e que são opção na Adventure Sports. O quadro foi redesenhado, mais leve e com tubos mais simples mas reforçados, a coluna de direcção reforçada e optimizada, o subquadro é em alumínio aparafusado, tal como o braço oscilante, semelhante ao da CRF 450. Muito importante: o assento é mais estreito 40 mm junto ao depósito e na Adventure Sports está mais baixo 50 mm. No global o peso foi reduzido em 5 kg.

No equipamento junta-se o ecrã TFT a cores com conectividade Apple CarPlay e sensível ao toque, redesenhadas carenagens laterais, ópticas Led ajustáveis a intensidade da luz exterior, incluindo agora de origem punhos aquecidos, cruise-control, tomada de corrente e rodas com raios tangenciais que permitem montar pneus tubless.

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