Contacto Kawasaki Versys 1000 SE

Apresentada em 2011, evoluída ligeiramente em 2015 e atualizada em 2019, a Versys recebe novas linhas atualizadas em termos estéticos, mas também a mais recente tecnologia em termos de suspensões ativas da Showa.

CONTACTO KAWASAKI VERSYS 1000 SE

Texto Rodrigo Castro • Fotos Rui Jorge.

Anterior
Seguinte

Maxi Trail GT

A Maxi Trail da Kawasaki nem sempre foi bem compreendida e aceite, principalmente num mercado tão enérgico e ativo como é o das trail de grande cilindrada. A inovação em termos estéticos da versão 2019 é acompanhada de importantes evoluções em termos tecnológicos que estão espelhados principalmente na versão Sports Edition que está equipada com suspensões eletrónicas desenvolvidas em parceria com a Showa exclusivamente para a marca de Akashi inovação sobre a qual nos iremos debruçar mais à frente.

O motor de 4 cilindros em linha evolui com adição de borboletas de acelerador electrónicas, um sistema fly-by-wire exclusivo da Kawasaki que permite transmitir uma maior progressividade e linearidade na resposta do propulsor e na distribuição dos 120 cv que dispõe. O controlo electrónico da abertura do acelerador é monitorizado pelo ECU e permite obter uma resposta mais otimizada do motor, principalmente nos regimes mais baixos, mas também quando se adota um andamento mais desportivo.

O sistema de embraiagem também foi revisto com adição de uma embraiagem deslizante que permite maior progressividade nas acelerações e reduções e acima de tudo maior controlo por parte do condutor e também um acionamento mais leve da manete. O sistema de escape também foi revisto com coletores redondos, anteriormente ovais, que permitem reduzir a resistência da passagem dos gases de escape e assim obter ganhos em todos os regimes. O catalisador também é novo passando a 3 vias por forma a estar apto a corresponder à mais restritas normas em termos de emissões em vigor no mercado europeu.

Anterior
Seguinte