Contacto Kawasaki Z400

A Kawasaki renovou totalmente a sua Z400, pertencente à bem-sucedida família de nakeds. O motor da nova Z400 viu a sua cilindrada aumentar, assim como a potência, e está mais leve.

Texto Vitor Martins • Fotos Rui Jorge

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Motor impressiona

O pequeno bicilíndrico mostra toda a sua genica e o carácter desportivo que o seu estilo arrojado deixa adivinhar. Assim, não só aumentou o valor de potência, como também melhorou a sua disponibilidade a qualquer regimes, desde as mais baixas rotações. O novo motor é montado num quadro também novo. Aqui a Kawasaki foi buscar inspiração à impressionante H2 para fazer um quadro tubular em treliça, e ao fazê-lo para um novo motor, houve a oportunidade de o montar numa posição optimizada, para uma melhor distribuição do peso, e para uma distância entre eixos mais curta, passando de 1405 mm para 1370 mm.
O motor é um membro esforçado, montado em apoios rígidos, servido ainda de apoio ao braço oscilante, que montado directamente neste. Tudo isto também contribuiu para uma redução do peso, uma vez que dada a rigidez do conjunto, não são precisos reforços transversais no quadro: a Z400 pesa 167 kg, menos 3 kg que a anterior Z300. A contribuir também para a rigidez do conjunto está a nova forquilha dianteira, que continua a ser convencional em vez de invertida, mas tem Ø41 mm em vez dos A ciclística está à altura das prestações do pequeno grande motor, fazendo com que a Kawasaki Z400 seja um moto fácil de conduzir e de explorar, ou não fosse destinada essencialmente a uma camada mais jovem jovem e inexperiente.

Motor suave mas viril – tendo em conta a baixa cilindrada – comportamento dinâmico muito são, travagem com excelente tacto e potência são argumentos que a Kawasaki conseguiu reunir neste modelo. Em estrada é uma moto muito ágil, e o seu motor é voluntarioso, e fácil de explorar através de uma caixa de velocidades suave e precisa.

 

 

 

 

 

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