Contacto Kymco Xciting S 400i

O importador nacional da procura elevar o nome da marca, de modo a colocá-la nos lugares cimeiros do mercado, onde merecer estar por mérito próprio!

Anterior
Seguinte

Ciclística e motor

Se a estética da Kymco Xciting nos agrada, no que toca a prestações não defrauda. O motor de um cilindro, com 400 cc de capacidade, a 4T, refrigerado por líquido, com injecção electrónica debita 35,5 cv de potência e um binário 38.1 Nm que se traduz em arranques muito fortes, rápidos e imediatos, subindo muito rápido de rotação até à passagem pelas 4.500 rpm para depois, a partir daí sentirmos o motor a alongar, levando-nos a superar os 160 km/h.


As suspensões são firmes, não tendo afinações na forquilha, ao contrário dos dois amortecedores traseiros, nos quais podemos ajustar a pré-carga da mola. Dinamicamente tem margem para evoluir, pois notamos a frente solta e a traseira a protestar quando abordamos as curvas abertas com andamentos mais fortes, ou, por outro lado, quando rodamos em estradas de montanha, com curvas mais técnicas e fechadas.

O conjunto protesta, mas com o acumular dos quilómetros começamos a entrar no “esquema”. Quando ganhamos a sua confiança, fazemos o que queremos dela, incluindo corrigir trajectórias de última hora sem sair da linha idealizada, permitindo-nos atingir ângulos de inclinação bastante generosos.
A travagem, sente-se também muito forte, com um tacto muito correcto e fácil de dosear. É o resultado da aposta feita por dois discos dianteiros de 280 mm, com pinças de montagem radial e um disco de 240 mm atrás, com ABS que intervém exactamente quando é necessário.
As vibrações estão presentes, principalmente no assento e guiador, mas sem interferir com o conforto ou visibilidade dos retrovisores, uma vez que estes são bem robustos.
O consumo final fixou-se nos 4.5 litros, o que equivale dizer que teremos uma autonomia para quase 280 km. Os 195 kg de peso não se revelam problema, devido ao centro de gravidade muito baixo e à boa distribuição de peso, que beneficia as manobras apertadas na cidade.

Equipamento

Destaque para o para-brisas ajustável manualmente e para o travão de mão colocado no punho esquerdo. Descanso lateral e central e painel de instrumentos muito completo, com sistema de Bluetooth para emparelharmos os smartphones com a Kymco Xciting S400i (ver caixa).
Painel de instrumentos com dois mostradores, um para a velocidade e algumas luzes de aviso; painel digital no centro, redondo, personalizável e onde podemos ver as informações do telemóvel emparelhado.
É aqui que nos é apresentada toda a informação relacionada com o smartphone e até mesmo, se descarregarmos os mapas de navegação, podemos ver as indicações do GPS.
Do lado direito, no painel digital, temos a informação do nível de combustível, rotações, médias de consumo, parciais A e B e o total de quilómetros já realizados, aviso de manutenção (quantos quilómetros faltam para a próxima mudança do óleo) e voltagem da bateria.

Temos duas opcções no comando do lado direito: o M e o N! O “N” permite-nos navegar pelo painel central, onde podemos alterar o “layout” do mostrador e se mudarmos para o “M”, ficamos só com as funções do painel direito activas e não conseguimos operar o painel central. Disponível na cor preta.

Anterior
Seguinte