Contacto Motojornal: A fotogaleria das Brough Superior

A Brough Superior é uma marca secular e, em Portugal, é importada pela Ton-Up Garage. A Motojornal teve oportunidade de testar duas das jóias da coroa da marca inglesa. Veja a fotogaleria.

Texto: Domingos Janeiro Fotos: Luís Duarte

Desde o início

A história da marca é antiga, mas no que toca a “actividade”, acaba por ser curta. Fundada em 1919, por Georges Brough, a marca manteve-se em produção até 1940, altura em que a sua fábrica, em Nottingham foi bombardeada, durante a Segunda Guerra Mundial.

Nesse curto espaço de tempo, a marca torna-se conhecida por bater diversos recordes de velocidade, uma vez que detinha prestações muito superiores às que eram comuns na época. Eram tão especiais, que cada modelo da Brough era vendida acompanhadas por um certificado individual, que atestava que aquela moto tinha sido testada e ultrapassava a velocidade de 160 km/h.

Em 2012 a marca regressa ao activo. Hoje, as Brough são fabricadas à mão e nestes parâmetros é muito fácil de poderem ser introduzidas alterações pelos proprietários. A gama de acessórios é vasta e exclusiva, com ofertas que vão desde um simples guiador ao kit de aumento de potência.

Saiba mais em www.broughsuperiormotorcycles.com

Um dia especial na cidade invicta

Num dia de emoções fortes aos comandos destes icónicos modelos, para a sessão fotográfica da SS100 e da Pendine escolhemos a zona ribeirinha do Porto, com o Douro e a Ponte D. Luís muitas vezes a servirem de cenário de fundo. Acima de tudo foi um privilégio estarmos a fazer este trabalho. Houve vários detalhes de circunstância a destacar: primeiro, é impossível não darmos nas vistas pelo exotismo das motos; depois, ficamos claramente satisfeito com a potência (102cv) e não sentimos falta de mais; o som destas motos é qualquer coisa de inebriante e depois, os pormenores que as motos têm e os materiais utilizados materializam uma experiência magnífica. Quanto aos preços, só caímos na realidade quando pensámos “eh pá, não me importava de ter uma moto destas”, aí sim, olhamos para o custo e resta-nos continuar a sonhar. No entanto, será sempre um bom investimento, para quem pode, pois são motos que tendem a valorizar e não o contrário.

Aqui fica a fotogaleria:

Importador nacional

Pedro Oliveira e Daniel Cabral, são os nomes dos responsáveis pela Ton-up e os responsáveis por trazer a marca inglesa para o nosso mercado. Conhecedores da história e profundos admiradores da Brough, começaram o namoro com a marca em 2012, no Salão de Milão, quando a marca fez a sua reaparição.

O que eles não sabiam era que o “pessoal” da Brough conhecia o seu trabalho enquanto preparadores e que nutriam grande apreço e admiração pelo seu trabalho.

Foi uma questão de tempo, até que os portuenses passaram a deter os direitos de importação não só para Portugal, como para Espanha, com excepção feita para a Catalunha. Um casamento feliz que tem vindo a dar bons frutos e que muito promete para o futuro!

Saiba mais em www.facebook.com/ton.up.garage.pt/

Artigo relacionado:

Contacto Brough Superior Super Sports 100 e Pendine Sand Racer