Contacto Sherco – Gama 2020

Os franceses da Sherco continuam a dar passos seguros no mercado das motos de Enduro e os resultados em competição são o espelho de uma gama 2020 evoluída e extremamente competitiva e que evoluiu no sentido certo.

TEXTO RODRIGO CASTRO.

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Motores de válvulas para todos

A Sherco continua a investir fortemente na sua gama a 4T principalmente na 250 e 300 SEF. Notavelmente a 300 é uma das motos mais interessantes do mercado para o Enduro. Os 53cc que tem a mais do que a 250 são quase que mágicos. Nas zonas técnicas, trabalhosas e com pouca tração a 300 é de tal forma intuitiva a forma como aparece a potência que permite mesmo em situações onde pensamos que já não temos “safa” possível sair de lá.

De facto, a previsibilidade e facilidade do motor com 303cc é notável e tem uma quota parte no facto de podermos enfrentar situações difíceis sem qualquer receio. Notámos um incremento na resposta nos médios e até altos regimes. É de facto uma quarto de litro bastante mais poderosa. Não há hesitações e sempre que solicitado oferece tudo o que pode oferecer dando por vezes a impressão de ser um motor mais gordo em termos de cilindrada.

A 250cc tem a reposta típica de uma moto desta cilindrada com uma faixa de potência bastante utilizável nos regimes médios. Mais uma vez a versão Factory é claramente superior em termos de performances no terreno quando comparada com a versão Racing. A suspensões KYB permitem adotar uma condução mais agressiva perdoando muitos dos nossos erros e exibindo um funcionamento praticamente irrepreensível e vastamente superior às suspensões WP num leque muito vasto de situações, não esquecendo também o facto da linha de escape Akrapovic.

 

 

 

 

 

As versões 450 e 500 SEF foram as que foram mais trabalhadas em termos de motor com um aligeiramento notório de alguns componentes. A potência disponível é mais do que suficiente para o comum dos mortais e no terreno o motor cheio é um importante auxiliar nas especiais mais rápidas onde se pode dar muito “gás” sem qualquer tipo de receio. A ciclística é bastante previsível e um pouco mais fácil do que em anos anteriores. Contudo a inércia do motor faz-se sentir um pouco em zonas mais sinuosas e que exigem mais trabalho em termos de condução.

Tal como nos outros modelos existem claramente vantagens em optar pela versão melhor equipada, a Factory, apesar do acréscimo em termos de preço que está plenamente justificado logo à saída da caixa.

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