Contacto: SWM Six Days

A SWM tem uma gama cheia de motos revivalistas, das café racers às scramblers, apostando na simplicidade mecânica. A Six Days é uma destas motos, uma mistura de scrambler com enduro vintage que é muito divertida de conduzir.

Contacto SWM Six Days

Texto Vitor Martins • Fotos Motojornal

Anterior
Seguinte

A Essência

A renascida SWM mantém uma forte ligação ao seu passado, com uma gama de motos  inspirada na tradição dos ano ‘70 e ‘80, a par de outros modelos mais modernos. A marca nasceu como SV.VM (Sironi Vergani Vimercate Milano), fundada pelos amigos amantes do todo-oterreno, Piero Sironi e Fausto Vergani, em Vimercate, uma pequena localidade nos arredores de Milão e muito perto de Monza, no início dos anos ‘70. Os seus modelos tiveram sucesso no enduro, motocross e trial, mas isso não se reflectiu em sucesso

DESTAQUES
5840€
445,3 cc
153 Kg

comercial e, apesar de ter sido o primeiro construtor italiano a conquistar um título mundial de trial, em 1981 (pelas mãos do francês Gilles Burgat), a marca encerraria portas em 1985, sucumbindo às mais populares motos a dois tempos. Piero Sironi tentou manter a actividade, renomeando as motos para SVM (Società Veicoli Milanese), mas em 1987 a marca desapareceria definitivamente.

Até que já em pleno século XXI a marca re-apareceu, graças ao encontro de dois homens, o entusiasta italiano Ampellio Macchi, engenheiro mecânico que trabalhou em empresas como Aprilia, Husqvarna, Cagiva ou Engines Engineering (no total conquistou mais de 50 títulos mundiais em modalidades de terra) e o empresário chinês Daxing Dong, presidente do Grupo Shineray. Do encontro de 2013 entre ambos nasceu o projecto de criar um departamento de pesquisa e desenvolvimento na Europa e, desejando dar um cariz europeu às suas criações, adquiriram os direitos da agora chama SWM, que apresentou os primeiros modelos em 2014, depois de terem também adquirido maquinaria e propriedade intelectual da Husqvarna quando esta foi vendida à KTM e a marca austríaca mudou todas as operações para a Áustria.

Assim, a SWM está agora instalada nas margens do Lago Varese, na margem oposta à fábrica da MV Agusta. A par dos modelos de enduro e trail com modernos motores de 125, 300 e 500 cc, a SWM tem uma gama de motos mais nostálgicas, não só em termos estéticos, mas também mecânicos. Conhecemos primeiro a café racer Gran Milano há cerca de três anos (Motojornal n.º 1391) e agora tivemos oportunidade de rodar na Six Days, uma scrambler/enduro vintage que celebra os resultados da marca no enduro durante os anos ‘70.

Anterior
Seguinte