Contacto: SWM Six Days

A SWM tem uma gama cheia de motos revivalistas, das café racers às scramblers, apostando na simplicidade mecânica. A Six Days é uma destas motos, uma mistura de scrambler com enduro vintage que é muito divertida de conduzir.

Texto Vitor Martins • Fotos Motojornal

Anterior
Seguinte

Simplicidade  

A Six Days usa o mesmo motor monocilíndrico de 445 cc SOHC com quatro válvulas refrigerado por ar e óleo. Este está montado num tradicional quadro tubular de berço desdobrado, com jante de 17’’ atrás e de 19’’ à frente, e a estética é mesmo vintage, incluindo foles na forquilha ou os dois mostradores redondos com o velocímetro e o conta-rotações. Esta gama mais retro da SWM baseia-se num conceito de simplicidade, da estética à mecânica, e que resulta numa moto fácil mas ao mesmo tempo divertida. O motor monocilíndrico não gosta de funcionar em rotações muito baixas, mas é fácil mantê-lo nas rotações certas para oferecer um bom nível de prestações para uma utilização diária.

Apesar de ser a unidade que equipa a Gran Milano, ao contrário da café racer a Six Days parece filtrar melhor as vibrações, já que mesmo nos regimes mais elevados não chegam a ser incomodativas. A caixa de apenas cinco velocidades explora bem o carácter do motor, mas uma sexta velocidade dava jeito para os troços em auto-estrada. Em estrada, para manter o motor acima das 3000/4000 rpm, evitando o característico ‘bater’, temos que usar bastante a caixa de velocidades, que é suave e precisa. Acima desses regimes o monocilíndrico sobe rápida e alegremente de rotação, pedido uma nova mudança.

É uma boa estradista, com as suspensões um pouco duras na sua configuração de origem, sendo a forquilha regulável em recuperação, enquanto que os dois amortecedores traseiros são reguláveis em recuperação e pré-carga da mola. Apesar do assento relativamente alto (855 mm), depois de subirmos a bordo, a posição de condução é descontraída e graças ao seu baixo peso, pouco mais de 150 kg, é ágil e fácil de manobrar na cidade, tornando-a numa excelente opção para as deslocações diárias.

Anterior
Seguinte