InícioMotosContacto SYM JET 14 125 LC ABS

Contacto SYM JET 14 125 LC ABS

A Jet 14 conhece agora uma versão mais refinada do modelo que se estreou no mercado em 2017. Evoluiu para um propulsor refrigerado por líquido, passa a contar com ABS na frente, disco traseiro e painel de instrumentos totalmente digital.  

-

Texto Redacção • Fotos Rui Jorge

Escolha racional

A convite da Moteo Portugal, o importador nacional da SYM, fomos até Aveiro conhecer as novidades que a marca de Taiwan acaba de lançar no espaço português. Foi num dia chuvoso e num percurso com cerca de 100 km, desenhado por entre artérias urbanas e estradas limítrofes aveirenses, que pudemos fazer a primeira aferição dinâmica desta SYM JET 14 125 LC ABS. A nova proposta do fabricante asiático é uma evolução da JET 14 refrigerada a ar, que surgiu pela primeira vez no mercado nacional em 2017.

Esteticamente manteve as mesmas linhas da versão já conhecida, porém na parte inferior direita do banco, passa a ter uma entrada de ar para o radiador de refrigeração líquida. Com esta novidade técnica, a mais recente versão da JET 14, ainda que mantenha o mesmo monocilíndrico a quatro tempos de 124,6 cc, passa a oferecer uma potência mais empenhada de 11,13 cv às 8000 rpm, contra os 10,05 cv anteriores. Na prática este aumento de potência pouco se nota, mas ainda assim não deixa de ser um desenvolvimento com vista à melhoria de performances do pequeno monocilíndrico.

 Objectivos bem definidos

É uma scooter desenhada para fazer face às necessidades de mobilidade no trânsito diário da cidade, e é aí onde claramente mostra as suas virtudes. Seja por entre o trânsito habitualmente congestionado, seja a contornar as inesperadas armadilhas dos ambientes urbanos, tudo isto se transforma, aos comandos desta JET 14 LC ABS, num exercício de condução simples, intuitivo e divertido, deixando ao condutor a sensação de que está num “playground” criado à medida da sua máquina e das suas capacidades de condução.

- PUBLICIDADE -

As artérias da cidade são sem dúvida o “habitat” natural desta SYM. E é por isso que as limitações de performance naturalmente surjam quando se sai do centro da cidade. Em estrada, a JET 14 LC ABS depressa mostra até onde está disponível para cooperar. E o seu limite surge rapidamente. Levar esta scooter para uma via rápida ou autoestrada é algo que pode torná-la aborrecida. A sua velocidade de ponta está muito pouco para lá dos 110 km/h.

A capacidade de aceleração é, no entanto, rápida e progressiva até aos 100 km/h. A nova versão conta agora com um sistema ABS de série, montado na roda dianteira, solução que, juntamente com a introdução de um disco de travão na roda traseira, melhoram substancialmente a capacidade de imobilização da pequena JET 14 face à versão que lhe deu origem.

Ciclística e equipamento

Em termos de ciclística, não defraudou, oferecendo uma boa manobrabilidade e um desempenho dinâmico equilibrado. Em curva mostrou ser precisa e linear, revelando-se muito previsível quando se vai até aos limites de inclinação. Porém convém não abusar, sobretudo em curvas para a esquerda, pois o descanso central rapidamente toca no chão. A suspensão, ainda que abdique de algum conforto em prol de uma maior firmeza, proporciona a rigidez necessária para abordarmos as curvas com confiança.

Já no plano estético, a maior novidade reside na introdução de um painel de instrumentos totalmente digital, monocromático, retro iluminado a azul, que se revelou de boa legibilidade. Destacamos o pormenor introduzido no comutador das luzes, com uma função extra para a abertura do assento, embora se mantenha a existência da mesma função no canhão de ignição. Este, ao ser premido, permite desbloquear o assento que, ao ser levantado, dá acesso ao reservatório de combustível e deixa a descoberto um baú que permite a colocação de um capacete integral. Todavia, nem todos caberão, conforme pudemos comprovar.

Nas costas do painel frontal, surge um pequeno porta-luvas para a colocação de pequenos objetos pessoais e um prático gancho que permite escorar algum saco ou mochila que queiramos transportar junto aos pés, no piso plano.

Em suma, após percebermos quanto vale esta JET 14 125 LC ABS, estamos capazes de adivinhar uma luta mais cerrada entre esta e as suas mais diretas concorrentes.

- PUBLICIDADE -

Se até agora a líder Honda PCX 125 e Yamaha N-Max 125 têm levado a melhor no segmento, não será de estranhar que daqui para a frente este pódio conheça outras posições. Com um preço de 2649€ e uma garantia de 5 anos ou 100 mil quilómetros esta é, seguramente, uma escolha racional dentro do segmento. Já está disponível e é proposta nas cores: castanho mate; branco e preto.

Ficha Técnica

SYM JET 14 125 LC ABS
PREÇO  2.649€
MOTOR TIPO  um cilindro, 4T, refrigerado por líquido
DISTRIBUIÇÃO  árvore de cames à cabeça, 4 válvulas
DIÂMETRO X CURSO  n.d.
CILINDRADA  124,6 cc
ALIMENTAÇÃO  injecção electrónica
IGNIÇÃO  electrónica digital
ARRANQUE  eléctrico
CAIXA  automática
POTÊNCIA MÁXIMA  11,13 cv/8000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  10,7 Nm/6000 rpm
QUADRO  tubular em aço
DIMENSÕES (C/L/A)  1990/730/1115 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1350 mm
ALTURA DO ASSENTO  780 mm
SUSPENSÃO DIANTEIRA  forquilha telescópica
SUSPENSÃO TRASEIRA  dois amortecedores
PNEU DIANTEIRO  100/90-14’’
PNEU TRASEIRO  110/80-14’’
TRAVÃO DIANTEIRO  disco de 260 mm, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  disco de 220 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  7,5 litros
PESO (A CHEIO)  135 kg
CORES  castanho; preto; branco
GARANTIA  5 anos ou 10 0000 Km
IMPORTADOR  Moteo Portugal
- PUBLICIDADE -