InícioMotosContacto SYM Maxsym TL

Contacto SYM Maxsym TL

A SYM escolheu Portugal para a apresentação internacional da sua nova scooter topo de gama, a Maxsym TL. É a primeira scooter da marca de Taiwan com motor bicilíndrico, e deixou muito boas impressões.

-

Texto Vitor Martins • Fotos Rui Jorge –

Mais desportiva

A marca de Taiwan há muitos anos que ganhou espaço no mercado europeu. Em Portugal a GTS 125 foi particularmente bem sucedida, e contribuiu para a consolidação da marca no nosso país. A Maxsym 600 tem sido nos últimos anos a topo de gama no catálogo da SYM, mas o segmento das maxi-scooters tem estado muito dinâmico, e a Maxsym TL é a resposta a essa dinâmica. Mas em vez de posicionar a nova Maxsym TL no segmento das 600, a SYM decidiu-se por um motor de 465 cc, colocando-se assim a meio caminho entre as 300/400 e maiores 500/600.

A SYM estima que o cliente da Maxsym TL tenha entre 30 e 50 anos de idade, que aprecia actividades ao ar livre e que neste momento tem uma moto ou scooter de 300 ou 400 cc, quer ser diferente e dá importância às prestações, agilidade e estabilidade e aparência desportiva. Por isso, a Maxsym TL afasta-se também da 600 na sua filosofia e estilo; tem um ar mais desportivo, e grande cuidado foi colocado na sua ciclística de modo a aproximar o seu comportamento ao de uma moto e não de uma tradicional scooter.

Contacto SYM Maxsym TLO motor de dois cilindros paralelos tem oito válvulas e duas árvores de cames, e possui um terceiro cilindro que serve para eliminar vibrações, em vez de utilizar um mais tradicional veio de equilíbrio. A SYM anuncia uma potência máxima de 40 cv às 6750 rpm e um binário máximo de 42,5 Nm às 6500. O propulsor está montado num quadro tubular em treliça, e a transmissão à roda traseira é feita por corrente – e não por correia, decisão tomada depois de ouvidos os clientes-alvo, o que levou também à utilização de tubos de malha de aço no sistema de travagem.

- PUBLICIDADE -

O motor foi colocado numa posição que contribui para uma distribuição do peso (223 kg em ordem de marcha) de 50%/50% em cada roda, o que a par da distância entre eixos de 1543 mm, torna a Maxsym TL muito estável, mas também ágil. Para isso contribui também o conjunto de suspensões, uma forquilha telescópica invertida de Ø41 mm montada em duas mesas de direcção, como uma moto, e atrás um amortecedor traseiro (regulável em pré-carga) – montado num sistema progressivo, com um longo braço oscilante em alumínio. Este sistema, na versão protótipo, adoptava uma excelente ideia: o tirante horizontal ligado ao topo do amortecedor era regulável, permitindo ajustar facilmente a altura da Maxsym TL. Porém, complicações na homologação levaram a marca a desistir da ideia… para já, o que não significa que a tenha colocado totalmente de lado.

Contacto SYM Maxsym TLO assento da Maxsym TL é relativamente baixo, e a posição de condução é bastante relaxada, e com boa protecção aerodinâmica. O vidro dianteiro é regulável em altura mas requer ferramentas para o fazer. Apesar de a plataforma para os pés não ser plana, há espaço sufi ciente; o único problema é quando queremos colocar os pés um pouco mais para trás, duas saliências em plástico obrigam a afastar os calcanhares.

À frente há dois espaços para arrumar pequenos objectos e uma delas tem uma tomada USB; sob o assento cabe um capacete integral ou dois jets. O painel de instrumentos é composto por um ecrã TFT de 4,5 polegadas a cores com informação em várias páginas que percorremos com um botão no punho esquerdo – ironicamente tem o consumo instantâneo, mas não tem o consumo médio – e um LCD, também a cores, com o velocímetro, odômetro e indicador do nível de gasolina.Contacto SYM Maxsym TL

Cilística certeira

Contacto SYM Maxsym TLA SYM parece ter acertado em cheio no objectivo de fazer uma scooter cuja condução se assemelha muito à de uma moto; a única diferença é que não temos que meter mudanças… A configuração da ciclística confere-lhe uma grande dinâmica, que alia estabilidade a agilidade, tornando as curvas do Caramulo – que nunca pensaríamos percorrer com uma scooter em ritmo animado – numa verdadeira montanha de emoções.

As suspensões desempenham perfeitamente o seu trabalho, quer mantendo o conforto e estabilidade em mau piso, engolindo todas as irregularidades, quer num andamento mais desportivo, proporcionando grande confiança em curva, para a qual contribuem também os pneus Maxxis.

A SYM recorreu à sua conterrânea para desenvolver estes Supermaxx S 3 especificamente para a Maxsym TL e, pelo menos a seco, permitem explorar a dinâmica da nova scooter com grande confiança. Estes são montados em jantes de 15 polegadas que, graças a um novo processo de produção, permite mais zonas ocas, reduzindo o peso em 37%.

- PUBLICIDADE -

Em andamento parece que pesa menos do que os 223 kg anunciados, graças à boa distribuição do peso, e apenas se notam em manobras que requerem que a empurremos.

Contacto SYM Maxsym TLPara facilitar o estacionamento, o descanso lateral trava a roda traseira, de modo a podermos deixar a Maxsym parada em segurança mesmo em planos inclinados. O motor sobe rapidamente de rotação, acompanhado de um som entusiasmante, graças à atenção que foi dada no desenvolvimento deste componente. Porém, talvez as nossas expectativas fossem demasiado altas por tratar-se de um bicilíndrico, mas esperávamos um pouco mais de pujança, cuja falta se sente especialmente em recuperações.

Apesar disso, o bicilíndrico de 465 cc é despachado e contribui grandemente para o prazer de condução que a Maxsym TL proporciona. E essa é talvez a maior surpresa do modelo de Taiwan. Não é apenas uma scooter prática, rápida e eficaz, é também uma ‘moto’ que dá prazer conduzir, podendo ser desfrutada numa estrada sinuosa, graças a um conjunto ciclístico muito equilibrado, onde a travagem – que inclui pinças de montagem radial à frente – ajuda à grande sensação de confiança e à-vontade que rapidamente ganhamos aos comandos da Maxsym.

A SYM Maxsym TL estará disponível em quatro cores – preto, azul, branco e uma quarta cor reservada para ser revelada no EICMA – e o seu preço ainda não está definido para o mercado português, mas prevendo-se entre os 8000 e 8500 €.

Ficha Técnica

SYM MAXSYM TL
PREÇO (PREVISTO)  entre 8000 e 8500 €
MOTOR  Dois cilindros paralelos, 4T, refrigeração por líquido
DISTRIBUIÇÃO  Duas árvores de cames à cabeça, 4 válvulas por cilindro
DIÂMETRO X CURSO  65 x 70 mm
CILINDRADA  465 cc
POTÊNCIA MÁXIMA  40 cv/7650 rpm
BINÁRIO MÁXIMO  42,5 Nm/6250 rpm
EMBRAIAGEM  Multidisco em banho de óleo, centrífuga
CAIXA  automática por variador
FINAL  Por corrente
QUADRO  Tubular em aço tipo treliça
SUSPENSÃO DIANTEIRA  Forquilha telescópica invertida, Ø41 mm, curso n.d.
SUSPENSÃO TRASEIRA  Sistema monoamortecedor com sistema progressivo, curso n.d.
TRAVÃO DIANTEIRO  Dois discos de Ø275 mm, pinças de 4 êmbolos de montagem radial, ABS
TRAVÃO TRASEIRO  Dois discos de Ø n.d., pinça de dois êmbolos, ABS
PNEU DIANTEIRO  120/70 x 15
PNEU TRASEIRO  160/60 x 15
COMPRIMENTO MÁXIMO  2215 mm
LARGURA MÁXIMA  800 mm
ALTURA DO ASSENTO  n.d.
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS  1543 mm
GEOMETRIA DE DIRECÇÃO  n.d.
CAPACIDADE DO DEPÓSITO  n.d.
PESO (EM ORDEM DE MARCHA)  223 kg
CORES  Preto, azul, branco e outra a divulgar
GARANTIA  2 anos
IMPORTADOR  Moteo Portugal
- PUBLICIDADE -