Contacto SYM Maxsym TL

A SYM escolheu Portugal para a apresentação internacional da sua nova scooter topo de gama, a Maxsym TL. É a primeira scooter da marca de Taiwan com motor bicilíndrico, e deixou muito boas impressões.

Texto Vitor Martins • Fotos Rui Jorge –

Anterior
Seguinte

Cilística certeira

Contacto SYM Maxsym TLA SYM parece ter acertado em cheio no objectivo de fazer uma scooter cuja condução se assemelha muito à de uma moto; a única diferença é que não temos que meter mudanças… A configuração da ciclística confere-lhe uma grande dinâmica, que alia estabilidade a agilidade, tornando as curvas do Caramulo – que nunca pensaríamos percorrer com uma scooter em ritmo animado – numa verdadeira montanha de emoções.

As suspensões desempenham perfeitamente o seu trabalho, quer mantendo o conforto e estabilidade em mau piso, engolindo todas as irregularidades, quer num andamento mais desportivo, proporcionando grande confiança em curva, para a qual contribuem também os pneus Maxxis.

A SYM recorreu à sua conterrânea para desenvolver estes Supermaxx S 3 especificamente para a Maxsym TL e, pelo menos a seco, permitem explorar a dinâmica da nova scooter com grande confiança. Estes são montados em jantes de 15 polegadas que, graças a um novo processo de produção, permite mais zonas ocas, reduzindo o peso em 37%.

Em andamento parece que pesa menos do que os 223 kg anunciados, graças à boa distribuição do peso, e apenas se notam em manobras que requerem que a empurremos.

Contacto SYM Maxsym TLPara facilitar o estacionamento, o descanso lateral trava a roda traseira, de modo a podermos deixar a Maxsym parada em segurança mesmo em planos inclinados. O motor sobe rapidamente de rotação, acompanhado de um som entusiasmante, graças à atenção que foi dada no desenvolvimento deste componente. Porém, talvez as nossas expectativas fossem demasiado altas por tratar-se de um bicilíndrico, mas esperávamos um pouco mais de pujança, cuja falta se sente especialmente em recuperações.

Apesar disso, o bicilíndrico de 465 cc é despachado e contribui grandemente para o prazer de condução que a Maxsym TL proporciona. E essa é talvez a maior surpresa do modelo de Taiwan. Não é apenas uma scooter prática, rápida e eficaz, é também uma ‘moto’ que dá prazer conduzir, podendo ser desfrutada numa estrada sinuosa, graças a um conjunto ciclístico muito equilibrado, onde a travagem – que inclui pinças de montagem radial à frente – ajuda à grande sensação de confiança e à-vontade que rapidamente ganhamos aos comandos da Maxsym.

A SYM Maxsym TL estará disponível em quatro cores – preto, azul, branco e uma quarta cor reservada para ser revelada no EICMA – e o seu preço ainda não está definido para o mercado português, mas prevendo-se entre os 8000 e 8500 €.

Anterior
Seguinte