A corrida King of Baggers disputou-se pela primeira vez no circuito de Laguna Seca. Só mesmo um ano como 2020 para que isto aconteça. A ideia já tinha alguns anos na cabeça de Rob Buydos, uma voz bem conhecida do público americano, por ser um dos principais animadores sonoros e comentador das provas de motocross e outras modalidades. Buydos trabalha para a Drag Specialities que acabou por propor a ideia à MotoAmerica, organizador das principais provas de velocidade nos Estados Unidos. As baggers têm sido nos últimos anos as dominadoras de vendas do mercado americano, conquistando um público mais jovem com o estilo, as possibilidades de customização e a tecnologia que estes modelos cada vez mais trazem de série. A constatação que um número cada vez maior de proprietários de baggers transforma as suas motos com acessórios que visam aumentar a performance das mesmas, levou a que a ideia de Buydos, passasse do papel para as pistas com o ok de Wayne Rainey, presidente da MotoAmerica, alguém que conhece bem o mundo da velocidade em pista. A corrida estava inicialmente prevista para Junho, mas com todos os problemas resultantes da pandemia, acabou por ser adiada para Outubro, na mítica pista do sempre espectacular “Saca-Rolhas”.
Rivalidades revividas
Para além da natural curiosidade em perceber o andamento das motos em pista, outro factor que despertou a atenção do mundo das motos, foi a reedição de uma rivalidade antiga entre as duas marcas americanas, a Harley-Davidson e a Indian. Esta rivalidade vem de muito longe, quando as marcas se defrontavam nas pistas de terra ovais, nas de alcatrão e até nas subidas impossíveis, as competições de Hill Clibing. Nada como uma corrida entre rivais históricos para apimentar as conversas de café entre os fanáticos apaixonados de ambas as marcas. Do ponto de vista comercial, este tipo de competição também tem impacto, principalmente no país em que um slogan das marcas de motos sempre foi de “ganhar ao domingo, vender na segunda feira”. A Harley tem duas baggers na sua gama, a Road Glide e a Street Glide e ambas foram usadas por diferentes equipas. Já a Indian tem a Challenger, que chegou o ano passado ao mercado e veio mesmo criar um desafio à H-D. Para primeiro evento, a MotoAmerica resolveu fazer a prova apenas por convite, tendo alguns preparadores famosos sido chamados para participar. No total foram 14 as equipas que se apresentaram à partida e com preparações de enorme gabarito para esta exibição. A Harley dominou em termos de entradas, já que contava com 12 motos na grelha de partida, contra apenas duas da Indian. No entanto, a Indian recorreu a dois pesos pesados do mercado, a S&S e a Roland Sands para preparar as suas motos, enquanto que no lado da Harley se destacaram as motos da Vance & Hines, a da Trask Performance que apresentou uma Road Glide com turbo a fazer 200 cavalos, a da Feuling Parts que foi pilotada pelo antigo campeão americano e piloto de Superbikes, Ben Bostrom e a Street Glide da Performance Machine, pilotada por mais um campeão americano de Superbikes, Josh Herrin.
em 2021 há mais!
A exposição mediática que a corrida teve foi de tal forma impactante que a MotoAmerica já anunciou que 2021 trará mais King of Baggers. Para este ano vai haver um campeonato, com cinco corridas e que irá coroar o primeiro campeão nacional da categoria, que será aberta a todos os detentores de licença desportiva americana. Sem dúvida que vão aparecer muitas e ainda mais radicais preparações, em que os cromados darão lugar a números nas carenagens e a componentes de topo das marcas mais conhecidas dos entusiastas racing. Pode parecer uma americanice, uma loucura da terra do Tio Sam, mas se gostam de motos e de corridas, qualquer máquina é boa para uma boa aventura de competição. Não percam a partir de Maio, mais corridas King of Baggers!