Crónica Ana Lúcia Silva #07

Ana Lúcia Silva, mulher de um apaixonado por motos

Eu queria, mas é melhor não…

É verdade que há homens que se lamentam pelo facto das suas esposas, companheiras, namoradas, mais-que-tudo, não os acompanharem nas suas viagens de moto e assim poderem partilhar com elas a sua paixão.
Contudo, também não me parece mentira que, na maioria das vezes, o que eles preferem mesmo é ir sozinhos. Ou acompanhados, mas não exatamente pelo sexo feminino. Atenção que não digo isto só por dizer. Tenho algum conhecimento de causa. Passo a explicar.

Encontramo-nos confinados. Com deslocações entre concelhos proibidas aos fins de semana. Com deslocações controladas durante a semana e um sem número de proibições que limitam, e muito, os passeios de moto do apaixonado de motos cá de casa. Sei que lhe tem custado. Aos fins de semana lá faz a sua volta, curta, dentro dos limites legais, mas está mortinho para que o desconfinamento abrande para que possa, finalmente, dar uma volta a sério. Que até já está a ser planeada. E, pasmem-se, a primeira saída de moto a sério, no pós-confinamento, não me vai incluir a mim! Por eu não querer? Não. Por ele não querer? Bem, deixo no ar. Não gosto de fazer acusações.
Atenção que ele não me disse diretamente para não ir. A conversa normalmente é esta: “Podes ir, mas as mulheres deles não vão”, ou então, “Podes ir, mas não sei se te vais sentir muito bem. Sabes, somos só homens”. Que é como quem diz, “Lamento, mas não vai dar”. A questão é que ele não é o único que está farto de estar em casa e, se tivesse passado pela minha cabeça irmos fazer uma viagem, os dois, deve ter sido puro delírio meu.

E lá os oiço, ao telefone, entusiasmadíssimos, a combinar a viagem, que ainda nem sabem muito bem quando vai ser, quais crianças a delirar com uma ida ao parque. Mas o melhor é ter já tudo preparado, não vá o António Costa, de um dia para o outro, resolver desconfinar o país inteiro, sem quaisquer limitações e, lá vão eles à desgarrada!
Entretanto, a tenda já esteve a arejar na varanda e, ai de quem que lhe mexesse, pois é feita de um tecido especial de corrida e se lhe acontecesse alguma coisa, estávamos todos tramados cá em casa! E, como não podia deixar de ser, qualquer viagem de moto é sempre motivo para mais um investimento em equipamento ou material. Desta vez foi um saco cama. Isto porque da última vez que acampou de moto (curiosamente, dessa vez eu também não fui!), passou frio de noite, e agora quer garantir que fica quentinho. Eu diria que uma boa forma de ficar quentinho de noite, era eu ir também, mas isto sou só eu e o meu mau feitio a falar! É que não só se resolvia o problema do frio, como também se poupava o dinheiro do raio do saco de cama polar, adequado a temperaturas negativas, e que também já se encontra pronto para a viagem! Não vá o acampamento ser em plena Serra da Estrela!

Enfim, o que dizer? Não muito. Deixá-lo ir e esperar que quando volte, venha feliz e de coração cheio! Cá estaremos à sua espera. Como sempre!

Até à próxima e Boas Voltas!