Crónica Ana Lúcia Silva #10

Ana Lúcia Silva, mulher de um apaixonado por motos

Intervenção cirúrgica

Sim, é verdade que os apaixonados por motos tratam as suas motos com todo o amor e carinho (quase comparado a um amor humano), assumindo que se lhes acontecer alguma coisa (seja o que for), não só sofrerão eles, como elas também!

Há uns meses atrás, o apaixonado por motos cá de casa recebeu um telefonema. Do outro lado do telefone, foi esta a frase que ouvi: “João, a minha menina vai ter de ser operada!”. Confesso que fiquei um pouco preocupada, pois achei que ele se referia à sua esposa. Contudo, a cara do apaixonado por motos cá de casa não espelhava tal gravidade. Mostrava-se interessado com o que ouvia, mas não preocupado. Pensei: “bem, deixa lá terminar a conversa e já pergunto o que se passa”. Mas já me começava a “cheirar” a motos.

A conversa terminou e eu lá pergunto o que se passa. Resposta: “o Miguel foi com a moto à revisão e disseram-lhe que a moto dele vai ser alvo de um recall, pois vão ter de lhe substituir a caixa de velocidades”. Como assim? Então de um recall de uma moto passamos para “a minha menina tem de ser operada?”. Achava eu que se tratava de algo sério e afinal é só isso? “Só isso?”. Respondeu-me ele. “Não estás a perceber. Substituir a caixa de velocidades de uma moto é equivalente a uma intervenção aos pulmões (sendo que uma substituição do motor equivale a uma intervenção ao coração!). É para ser levado muito a sério, ouviste? Ainda por cima vai ter de ficar dois a três dias na oficina, que é o tempo que precisam para tratar dela. Coitadinha! Sabe Deus pelo que vai passar!” Perante isto, fiz a minha melhor cara de compaixão e compreensão, enquanto os meus pensamentos iam em sentido contrário! É mesmo preciso esta lamechice toda? E a preocupação? Não será exagerada? Porque para quem está de fora, pode chegar mesmo a pensar que se trata de uma pessoa.

Quero acreditar que nem todos os apaixonados por motos serão assim, mas os que me rodeiam são. Chegam até a deixar um papel no volante do carro das suas esposas, nas suas garagens, a dizer “cuidado com a moto”, para que estas tenham atenção à moto ao tirar o carro da garagem! A sério? Sim, é mesmo verdade! Verdade e inacreditável ao mesmo tempo.

Os anos já me ensinaram a entender (e respeitar) algumas particularidades do mundo motard. Contudo, continuo a deparar-me com situações e reações que me deixam completamente perplexa. O protecionismo, a personificação, o endeusamento, são provavelmente reações que só poderei vir a entender se algum dia eu própria tiver uma moto (quem sabe!). Ainda assim, tenho algumas dúvidas. Mas enfim, nunca se sabe.
O recall correu bem e a moto do Miguel saiu como nova da oficina. Deixo-vos com algumas palavras que ambos trocaram no dia anterior à intervenção: “Amanhã lá vai ela”, dizia o Miguel muito angustiado, “até estou com o coração apertado”. Resposta deste lado: “Vai correr tudo bem, vais ver. Vai sair como nova. Depois telefona para falarmos”.

Até à próxima e Boas Voltas!