Crónica: Burro velho aprende sempre línguas

O nosso jornalista Vitor Martins foi até ao Cross Country Academy, em Santarém, perceber que há sempre mais qualquer coisa que aprender em termos de pilotagem de motos.

Texto Vítor Martins • Fotos Bruno Ribeiro

Cross Country Academy | Santarém

Mesmo que as aulas de condução nos ensinassem realmente a conduzir, temos muito a ganharem frequentar cursos de condução, seja de aperfeiçoamento ou de reciclagem, especialmente quando conduzimos um veículo vulnerável como uma moto.

Com o crescimento do mercado, foram surgindo entidades várias a ministrar cursos dos mais variados tipos, e destinados a qualquer motociclista, seja ele menos experiente ou com muitos milhares de quilómetros no lombo.

A propósito da inauguração da Cross Country Academy, cujo primeiro curso oficial se realizou a 8 e 9 de Fevereiro, tivemos oportunidade de estrear estes cursos destinados exclusivamente aos condutores de motos trail (ver reportagem na Motojornaln.º 1474). Ao longo dos anos tivemos oportunidade de participar noutros cursos, e a conclusão é sempre que, apesar dos muitos anos e quilómetros aos comandos das mais variadas motos, aprendemos sempre algo novo.

Se os menos experientes têm nestes cursos a oportunidade de aprender e evoluir, os mais experientes podem não só aprender algo mais, mas também corrigir velhos e maus hábitos que inadvertidamente foram ganhando ao longo dos tempos. Isso ficou demonstrado neste curso da Cross Country Academy, em que mesmo numa versão abreviada – os cursos ‘a sério’ decorrerão ao longo de dois dias – renovámos conhecimentos e adquirimos novos. Para além disso, praticar o mesmo exercício várias vezes também é importante: a prática faz a perfeição, diz o velho ditado.

Por isso, depois das dicas do curso, podemos ir praticando e aperfeiçoando a técnica. Alguns exercícios poderão parecer irrelevantes, mas na verdade ajudam-nos a conhecer a nossa moto e as suas reações, levando a que a interacção condutor-máquina passe a ser bastante mais natural. Rodarem pé, com o pé esquerdo no pousa-pé direito e a perna esquerda no ar – ou vice-versa – pode parecer número de circo, mas mostra-nos como a moto reage quando alteramos o peso de um lado para o outro, e como temos que buscar o equilíbrio certo para manter a direcção.

Uma das atracções de conduzir uma moto vs automóvel, é que a moto não é conduzida apenas com os pés e as mãos. A nossa posição em cima da moto influencia o seu comportamento, e podemos (devemos!) aprendera usar isso a nosso favor. Não sendo cursos destinados a pilotos nem a qualquer tipo de competição, dão-nos dicas para a utilização das nossas motos no mundo real.

Quanto mais à vontade estivermos aos comandos das nossas motos, seja em que tipo de terreno for, mas desfrutaremos da viagem, e estando mais confortáveis a abordar terrenos mais difíceis, mais longe poderemos expandir o horizonte, sabendo de antemão que temos as ferramentas para superar as dificuldades com que nos possamos deparar. Especialmente se estivermos sozinhos. Conseguem levantar a vossa moto sem ajuda? Pararam a meio da subida e não há tracção para tentar chegar lá acima? Há maneiras de fazer tudo isto sem grande dificuldade, e é o tipo de coisas que se aprendem. E depois de dominar uma técnica, há sempre outra nova para aprender, independentemente da idade e experiência do ‘burro’…

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Reportagem Cross Country Academy – Santarém