Crónica João Pais #01

João Pais, Cronista

Aos seus lugares…

Antes de mais, permitam-me que me apresente, sou um escriba recém chegado a este mundo, trazido arrastado na onda oliveirista e de imediato convencido por este universo de infinitos cavalos, curvas, rectas e outras equações.

O que vos proponho é a leitura, assim saiba eu agarrar-vos por aí, do ponto de vista de um leigo, de um ignorante na matéria mas ainda assim não menos seguidor atento, agora profundamente atento, do fenómeno de velocidade às sextas, sábados e domingos na MotoGP e suas variantes.

Vamos então ao assunto?

Faltam cento e dois dias para irmos ao saco da adrenalina buscar dose extra para mais um fim-de-semana, será uma sexta-feira e o Falcão estará em Losail,  na FP1  do GP do Qatar.

Até lá, tudo a arrumar-se em seu cantinho, alguns testes para afinar o traje de gala a apresentar na rentrée deste mundo que apaixona milhões mundo fora, quando o semáforo der indicação de boxes abertas subirá o pano para a época de 2020, nem mais nem menos que vinte GP’s com mil e uma emoções e algumas questões, sendo que a principal girará em torno de … quem ousará barrar o caminho do homem elástico, esse MM de ângulos impossíveis e ‘saves’ do outro mundo?

Vista de olhos, vamos lá dar uma? … por partes, que é como quem diz por equipas:

Honda Repsol

Manterá o seu ‘allien’ Marc, candidato a tudo o que seja folha de recordes em pista, vedada no entanto lhe parece estar a criação de uma mancha de cor igual em dimensão, nas bancadas de todo o mundo, como seu arqui-rival parece ter criado sem apelo nem agravo. E chegará o mano mais novo do guardador dos segredos da Honda escondida! Conseguirá Alex vir a entender os coices, birras e amuos daquela belezura em bruto? Se sim, parabéns MM, se não, adeus AM, essa parece ser a sina e a questão!

Yamaha Monster Energy

Mais um ano mais uma voltinha para VR46, Il Dottore, o dono do amarelo. Dizem-no velho, uns. Eterno, outros. Um sétimo lugar no Mundial, ali a cutucar o Top 5, muito mal deixaria o pelotão dos novos então se para estas curvas não prestasse Valentino. Um dia acabará por partir. Será o dia em que a mancha amarela subirá ao Olimpo das coisas irrepetíveis. Viñales seguirá perseguindo seu destino? Brilhando, ofuscando, tentando!

Ducati

Andrea e Danilo. Aquele buscando a fúria para ganhar seu espaço, este buscando o espaço onde encaixar sua fúria. Ou vai ou racha, está a chegar uma fornada de gente com muito sangue na guelra e vai diminuindo a vantagem da experiência.

Suzuki

Rins a mostrar que é mais que cabelos ao vento, quererá estar no poleiro dos que saltarão em cima de MM à primeira oportunidade. Ao seu lado um Joan Mir que não iludiu nem desiludiu, parece ter passado na sua época de estreia em bicos dos pés, meio escondido com o rabo de fora, como um gato atento que adormece na hora do salto.

KTM

Poderia tentar opinar acerca dos males que a levam a andar a estrafegar em penúrias em lugar de andar num mano a mano com os melhores. Leio que se trata de uma questão de opção pelo quadro tubular. Admito. Admito isso e também que não faço a mínima ideia se assim será. Pol já mostrou que sabe ser veloz, Pol precisa que o ajudem, com mota e mais informação. Terá Binder, após um ano desperdiçado na aposta falhada em Zarco. Binder costumava aprender com Miguel, espreitará ele para a box dos franceses  afilhados dos austríacos a ver se pesca alguma dica?

Aprilia

Iannone e Aleix,  o mano mais velho de Pol, seguirão sua senda de aparecer quando menos se espera e de desaparecer quando estamos sentados na mira de vê-los chegar, andam ali num chove não molha que poderá tornar-se um caso a ter em conta assim a Aprilia encontre seu caminho.

Petronas Yamaha

O ano passado a aposta de risco e desaconselhada em Quartararo acabou por revelar-se meio jackpot, o patrocinador sempre em imagens de destaque nas TV’s, a equipa satélite a demonstrar à fábrica mãe que ele há caminho por onde seguir. O cabeludo Franco, chegado ao seu segundo ano no reino dos poderosos acabou por ficar meio na sombra, meio abananado com a prestação canhão de Fabio em certos dias. Veremos se para o ano se mantém o francês lá em cima e o meio brasileiro a perder protagonismo.

LCR Honda

A bonança e o trovão. Takaaki Nakagami de poucas falas e boa resposta fazendo parelha com Cal, a quem não comem as papas na cabeça e que andou num bate boca com um Zarco em busca de emprego ao lado de Marquez. O japonês está para ficar, parece, o inglês mais de malas feitas caso este ano mantenha aquela instabilidade do’ daqui a nada vou-me embora VS afinal fico um pouco mais na festa.’

Pramac Racing

Com um Jack Miller a querer confirmar porque saltou da divisão três para o palco número um, mostrando-se rápido quando pode, mas não vai podendo muito. E com um Bagnaia que chegou cheio de louros e rapidamente os viu secar sem grande proveito para quem cavalga de Ducati.

Reale Avintia

Mais uns a andar de Ducati. Neste caso mais a deixar andar do que outra coisa. Tito e Karel não encontram o caminho. Pior, parece que o checo foi despedido através de email, método rápido mas pouco elegante. E, dizem, escuta-se, que após manigâncias nos bastidores a equipa trará Zarco. Parece o francês talhado para ‘ petites confusions’ após a falhada tentativa com os japoneses.

KTMTech3

Porque os últimos são os primeiros. Tenha MO88 o mesmo material à disposição na mãe KTM e fará, creio, grande época. Já conhece o caminho, já desbravou limites, está na hora de afiar as garras. 2020 mostrará quem é e onde pretende chegar. A seu lado um Iker que mostrou nos testes que vai sem medos, poderá beneficiar e muito se neste caso de Espanha vier bom vento e bom casamento.

E por fim … nós!

Esta semana temos ainda Jerez, depois mete-se o Natal e o Ano Novo, quando dermos por nós terão chegado Fevereiro, o Carnaval e os primeiros testes.

Bem vistas as coisas passa num instantinho, bem que podemos manter os pneus aquecidos!