Dainese Smart Jacket – Um colete com airbag que promete

Chama-se Smart Jacket e é um colete inteligente dotado de um airbag. Baseado em tecnologia patenteada pela Dainese, promete elevar significativamente os níveis de segurança passiva para condutores de moto.

A Dainese acaba de anunciar o Smart Jacket, um colete que incorpora um airbag inteligente, dotado da tecnologia D-air® da marca, que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos 25 anos, dentro e fora de pista, e utilizada nos últimos anos por alguns pilotos de MotoGP.

A principal inovação deste equipamento está na sua unidade central de controlo, que processa um algoritmo de ativação inteligente, que a cada segundo analisa um milhar de dados transmitidos pelos seus sete sensores, entre eles um GPS, um giroscópio e um acelerómetro. A análise procura detetar possíveis situações de acidente, de modo a fazer acionar o airbag. O “cérebro” deste dispositivo, que opera a 360º graus, funciona sem qualquer cabo ou conexão à moto e tem uma autonomia de até 26 horas.

Este sistema promete, assim, detectar e activar o airbag em situações de quedas por perda de tração ou bloqueio de roda, colisão com outros objetos ou veículos, ou colisões de outros veículos na traseira da moto e, inclusive, consegue antecipar colisões de terceiros se o utilizador estiver parado num semáforo, ou num cruzamento.

O cerne de proteção do Dainese Smart Jacket é a bolsa airbag com tecnologia patenteada pela Dainese e que a marca designa de Shield. Graças à sua exclusiva estrutura de microfilamentos internos, garante que a insuflação é controlada e uniforme em toda a superfície, de modo a criar um verdadeiro escudo de proteção em toda a área do airbag, protegendo a zona do tórax e das costas.

A Dainese anuncia uma proteção equivalente à oferecida pelo uso de sete proteções rígidas de coluna, sendo que este colete propõe uma proteção do corpo mais abrangente e sem qualquer peça rígida no seu interior.

O Smart Jacket é antiabrasivo e pode ser usado por cima, ou debaixo de um qualquer casaco, e prima pela sua ligeireza e praticabilidade de utilização. O condutor pode inclusive despir o colete, dobrar e guardar numa mochila, ou no espaço de bagagem da moto. É ainda resistente à água e lavável.

Será comercializado nas versões masculina e feminina, cada qual com seis opções de tamanho.

Tem um preço anunciado de 599,95 €.

Saiba mais em https://www.dainese.com/row/en/smart-jacket.html

Artigos relacionados:

Em análise: X-LITE X-803 Ultra Carbon

Teste – Capacete Nolan N100-5