Dakar, 1.ª etapa: as fotos e reacções

Andrew Short

Numa altura em que a segunda etapa do Dakar já está a rolar, relembramos a de ontem, com as declarações dos primeiros classificados e fotos desses primeiros 31 km de especial.

1. Sam Sunderland: «Hoje diverti-me, a partida foi bastante divertida, depois tivémos uam ligaçãod e mais de 200 km para a especial. O loop de 30 km nas dunas correu bem; a minha estava boa e eu senti-me confortável. Embora tenha sido curta, é sempre bom conseguir a vitória numa etapa. Amanhã será mais duro, mas se conseguir manter-me consistente e não cometer erros, espero outro bom resultado».

2. Adrien van Beveren: «O Dakar começou e isso faz-me sentir bem. Trabalhámos arduamente durante todo o ano para este evento, por isso sabe-me bem começar finalmente aqui no Peru,. Quanto à especial, decidi atacar desde o início. Puxei forte, mas a um quilómetro do início da especial havia uma grande duna com um grande salto. Enfrentei-a com calma e continuei o resto da especial ao meu ritmo. O meu objectivo para os próximos dias é manter-me rápido, mas também garantir que evito correr riscos. temos uma grande moto e a nossa configuração permite encarar as dunas com calma. De um modo geral, estou realmente contente com o modo como este Dakar começou e estou ansioso pelos próximos dias».

3. Pablo Quintanilla: «Tive uma boa especial, hoje. Podem ter sido apenas 30 km, mas foi bom para perceber o andamento das coisas. É sempre importante completar estas primeiras etapas. Pilotei rápido sem correr riscos. Havia algumas partes manhosas, onde era difícil avaliar a altura das dunas e onde íamos aterrar. Estou contente por começar com um resultado entre os três primeiros. A primeira semana de corrida vai passar-se essencialmente em areia e dunas. Vai ser difícil e exigente, mas estou preparado. Vou fazer o melhor para manter a concentração na minha navegação, porque acho que será muito importante para esta primeira semana de Dakar».

4. Joan Barreda: «Foi uma etapa curta mas intensa com algumas dunas e navegação. Vi um piloto cair numa duna baixa e o helicóptero da assistência chegar, por isso decidi pilotar com cuidado. A partir daí mantive um ritmo constante sem correr riscos. De um modo geral, penso que foi uma boa etapa.»

5. Xavier de Soultrait: «Tudo correu bem para mim hoje. A especial foi bastante curta e durou pouco mais de 20 minutos. A minha esteve óptima desde o início e consegui um bom tempo. Sou 5.º, mas estou perto dos pilotos da frente. A corrida a sério começa amanhã, com a primeira etapa desafiante deste Dakar. Estou preparado para o desafio. Trabalhei muito durante os últimos meses e estou ansioso pelas etapas mais longas.»

56. Fausto Mota: «Etapa concluída sem correr qualquer risco. O resultado foi o 56.º lugar na geral. Aproveito para desejar as rápidas melhoras ao Joaquim Rodrigues “J-Rod”. Um abraço.»