Dakar – 10.ª etapa: novo líder

Matthias Walkner

O 40.º Dakar poderá ficar para a história como um dos mais duros, dramáticos e imprevisíveis de sempre.

Depois de um dia de ligação até Salta devido à anulação da 9.ª etapa, hoje realizou-se a 10.ª etapa, entre Salta e Belén, num total de 797 km, dos quais ‘apenas’ 375 de especial, com o regresso da areia, mas já em território argentino.

Foi um dia cheio de dramatismo, começando pelo abandono do líder, Adrien van Beveren. O piloto da Yamaha agarrou o comando na 4.º etapa, perdeu-o na 6.ª para o reconquistar na 7.ª etapa, e hoje foi forçado a abandonar, numa altura em que podia aumentar a sua vantagem na geral, uma vez que alguns dos seus rivais se perderam.

A queda do piloto francês não podia ser mais inglória, já que aconteceu q 3 km do final; mesmo combalido depois da queda, van Beveren tentou regressar à moto para terminar a etapa, mas era impossível: fractura da clavícula direita e fortes traumatismos toráxico e dorsal. Acabaria evacuado de helicóptero.

A etapa acabou assim por ter um novo vencedor nesta edição, Matthias Walker, que sem cometer erros beneficiou do abandono de van Beveren e dos problemas de Antoine Meo, Toby Price e Kevin Benavides. Os três tomaram o trilho errado na segunda parte da especial, andaram mais de 3 km afastados da rota certa e perderam muito tempo. Meo foi 20.º, Price 17.º e Benavides 15.º.

Pablo Quitanilla e Gerard Farrés Guell completaram o pódio desta etapa.

Com estes resultados a classificação geral sofreu nova reviravolta, comandada agora por Matthias Walkner, com Joan Barreda a continuar a recuperar e a subir a 2.º, e Kevin Benavides a baixar para 3.º.

E se ainda há um par de dias tínhamos outro líder com apenas 22 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado e os primeiros 6 separados por menos de 10 minutos, agora Walkner lidera com quase 40 minutos sobre Barreda, quando faltam 4 etapas para o final da prova.

A 17.ª vitória da KTM no Dakar parece mais provável do que há dois dias se poderia pensar…

Classificações completas aqui.