Dakar 2018: Hélder Rodrigues em stand by

Hélder Rodrigues

Estamos a cerca de um mês do arranque do Dakar de 2018, e Hélder Rodrigues, um dos nomes sonantes da mítica prova de todo o terreno, tem a sua participação em suspenso.
O piloto português, actualmente com 38 anos, 11 participações no Dakar e um título mundial conquistado em 2011, não consta da lista oficial de participantes divulgada recentemente, mas a sua participação ainda está na calha. O piloto da zona de Sintra vai ser operado ao joelho esta quarta-feira, dia 6, em Lisboa, e a sua participação, segundo o próprio, estará apenas dependente da recuperação. Ao telefone não quis adiantar para já muito sobre o assunto, preferindo fazê-lo depois da cirurgia, altura em que poderá fazer uma avaliação mais concreta da situação.
Apesar de a equipa oficial Yamaha ter anunciado a sua formação oficial de quatro pilotos – Adrien Van Beveren, Xavier de Soultrait, Franco Caimi e Rodney Faggotter – sem fazer qualquer menção a Hélder Rodrigues, há ainda uma possibilidade deste estar à partida do Dakar no próximo dia 6 de Janeiro, em Lima, no Peru aos comandos de uma das máquinas japonesas.
Com ou sem a presença de Hélder Rodrigues, a participação portuguesa fica um pouco aquém da de 2017 – quando estiveram 11 pilotos portugueses presentes em duas rodas -, estando para já resumida a quatro pilotos: Paulo Gonçalves (Honda), Joaquim Rodrigues (Hero), Mário Patrão (KTM) e Fausto Mota (KTM).
A confirmar-se a presença de Hélder Rodrigues – a quem deixamos votos de rápida recuperação que lhe permita estar pela 12.ª vez à partida do Dakar – serão cinco os pilotos a defender as cores da bandeira portuguesa na América do Sul, na 40.ª edição da prova, que promete vir a ser uma das mais duras de sempre.

Hélder Rodrigues no Dakar 2017