Dakar 2018: os outsiders

Sherco TVS RTR 450

Para além das tradicionais equipas presentes no Dakar, outros construtores marcam presença na maior corrida de todo-o-terreno do mundo. É o caso da Sherco e da Gas Gas.
A Sherco, que entra no seu quarto ano de parceria com a indiana TVS para formar a equipa Sherco TVS Factory Rally Team, ontará com três pilotos aos comandos da Sherco TVS RTR 450, tendo como porta estandarte Joan Pedrero, para quem este será o 10.º Dakar.

Sherco TVS RTR 450

No ano passado o piloto espanhol venceu logo a primeira etapa, mas chegou ao final da prova em 13.º. Ao seu lado estará o francês Adrien Metge, que depois de uns anos a correr no campeonato brasileiro de enduro, onde foi campeão em 2014, se virou para os raides, tendo participado nos dois últimos Dakar, tendo sido 11.º e 22.º.-
A terceira Sherco será entregue ao indiano Aravind Prabhakar, que passou os últimos dois anos a correr em África e Espanha, tendo feito a sua estreia no Dakar em 2017, abandonado à terceira etapa.
A Gas Gas esteve quase extinta, acabando por ser salva pela Torrot que a adquiriu no final de 2015. A marca espanhola, mais conhecida pelo seu envolvimento no trial e enduro, voltará a estar presente no Dakar. Depois de ter anunciado surpreendentemente a contratação de uma das lendas do enduro mundial, Giovani Sala, para manager da sua equipa no Mundial de Enduro, eis que consegue também a contratação de Johnny Aubert para a Gas Gas Enduro Factory Team, mas que estará também presente à partida do Dakar aos comandos de uma Gas 450 Rally, e ao seu lado estará Jonathan Barragan, que deu este ano o salto para os rali raides, estreando-se no Desafio Ruta 40, em preparação para o seu primeiro Dakar. Uma terceira moto estará nas mãos do andorrano Cristian Espana Munoz, que no ano passado venceu a categoria Maratona.

Johnny Aubert assinou pelas Gas Gas

Outras equipas: Yamalube Yamaha Official Rally Team, Monster Energy Honda Team, Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing, Red Bull KTM Rally Factory Racing, Team Hero Motosports