Dakar 2019: 100% Peru

A edição de 2019 do Rali Dakar será inteiramente realizada no Peru.

Dakar 2018 MARCONA / MARCONA PHOTO : ASO/@World/A.Lavadinho

Finalmente a ASO fez o anúncio oficial das datas e países para a 41ª edição do Dakar. O rali vai realizar-se de 6 a 17 de Janeiro. Terá10 etapas todas realizadas no Peru, com partida e chegada em Lima.

Pela primeira vez desde a era sul-americana no Dakar este não pisará terras argentinas.

Depois da renúncia do Chile e da Bolívia, a ASO foi forçada a delinear um Dakar totalmente peruano. É também a primeira vez na história do Dakar que este se realiza inteiramente num único país.

Muita areia no Peru

A ASO diz que este será uma das edições mais arenosas do Dakar, cujo percurso será maioritariamente desenhado nos desertos peruanos. As imponentes dunas de Ica e Tanaka poderão marcarão algumas das etapas.

No ano passado as etapas peruanas foi das mais desafiantes do 40.º rali, pelo que a perspectiva é a de um Dakar bem difícil. Para além das dunas, as ASO diz o Dakar passará por regiões nunca antes percorridas pela prova. Para além das dunas e areia, assegura que haverá etapas mais rápidas em espaços abertos. A nevegação, promete a ASO, terá também um papel preponderante.

As inscrições para o Dakar abrem dia 21 de Maio. A ASO vai iniciar um périplo de apresentação da prova, denominado Dakar Tour 2019. Esse tour passará por Portugal no dia 25 de Maio, em Reguengos de Monsaraz, por ocasião da realização da Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal.