Dakar 2022: Arábia Saudita insiste que explosão foi acidental

'Acidental' foi a conclusão a que chegaram as autoridades sauditas após investigação à explosão do veículo em que seguiam cinco membros da equipa Sodicars Racing no passado dia 30 de dezembro.

Depois do governo francês ter colocado a hipótese de suspender o Rali Dakar 2022, a Arábia Saudita, através de um comunicado divulgado ontem pelo seu Ministério dos Negócios Estrangeiros, reiterou a tese de acidente, depois das autoridades locais terem desenvolvido investigações sobre a explosão do veículo em que seguiam cinco membros da equipa Sodicars Racing e um jornalista da RMC Sport.

Na nota à imprensa é realçado que as autoridades sauditas já enviaram ao governo francês as provas, fotos e informações que lhes permitiram chegar à conclusão de que se tratou de uma ‘explosão acidental’.

O governo saudita, que no passado sábado já tinha descartado um ato criminoso, sublinha ainda todo o interesse em manter a cooperação com a organização da prova de forma a garantir todos protocolos de segurança a toda a caravana do Rali Dakar. E termina fazendo votos de rápidas melhoras a Philippe Boutron, o único ferido grave resultante do veículo que, a 30 de dezembro, explodiu pouco depois arrancar do hotel onde os seis ocupantes estavam alojados, em Jeddah, a segunda maior cidade da Arábia Saudita.

O Rali Dakar continua em competição apesar deste incidente – hoje a cumprir-se o dia de descanso após uma semana de grandes lutas nas pistas do deserto saudita.

Outros artigos:

Governo francês coloca hipótese de suspender o Dakar 2022