Dakar 2023 – Barreda vence etapa muito dura para os portugueses

Joan “Bang Bang” Barreda garante a 30ª vitória no Rali Dakar ao vencer hoje, a 4ª etapa da edição 2023, que se revelou brutal para os portugueses.

Nem mesmo um dedo do pé esquerdo fraturado, o que lhe dificulta as trocas de caixa e controlo da sua Honda CRF450 Rally, impede Joan Barreda (Monster Energy JB Team) de alcançar aquela que é a sua 30ª vitória em etapas do Rali Dakar. A vitória de hoje foi ao melhor estilo de “Bang Bang” Barreda, que foi o mais rápido a concluir os 425 km de especial em “loop” em Há’Il.

Mesmo com o pé inchado e com dores, o veterano piloto espanhol aproxima-se cada vez mais do máximo de vitórias no Rali Dakar. Está a apenas três do recorde de Stephane Peterhansel e Cyril Després! Joan Barreda demorou 4h28m18s para concluir a 4ª etapa da prova no deserto da Arábia Saudita, batendo por apenas 16 segundos o chileno Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda Team).

Quem continua a manter uma regularidade impressionante é Skyler Howes (Husqvarna Factory Team), que termina novamente no pódio de uma etapa do Rali Dakar 2023.

Leia também – Rali Dakar 2023: O guia completo

dakarDaniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Team), que teve a missão de abrir caminho depois da vitória no dia de ontem, conseguiu bonificar 3m58s até ao primeiro abastecimento.

Mesmo que isso não tenha impedido o australiano de fechar a 4ª etapa em 8º, a verdade é que Sanders continua líder à Geral das motos, com vantagem de 3m33s para Skyler Howes, enquanto Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory Team) segue no degrau mais baixo do pódio a pouco mais de 4 minutos do líder da prova.

Para a comitiva portuguesa, este quarto dia de competição a sério do Dakar foi mesmo muito duro e deitou por terra as aspirações dos pilotos lusos em conseguirem resultados de maior destaque.

dakarA principal notícia foi a queda, e desistência, de Joaquim Rodrigues (Hero Motosports). O piloto sofreu uma queda à passagem do quilómetro 90 da etapa de hoje, e foi mesmo transportado para o hospital de helicóptero. A organização apenas refere que “J-Rod” sofreu uma lesão na perna esquerda, sem, no entanto, entrar em detalhes.

Mas as más notícias para as cores nacionais, e, curiosamente, também para a Hero Motosports, não se ficaram por aqui. Tudo porque Sebastian Bühler, aquele que era até agora o nosso melhor representante em prova, ficou parado no percurso ainda na primeira metade da especial em redor de Há’Il. Tudo porque a sua Hero ficou sem gasolina! Aliás, a Hero Motosports teve um dia para esquecer, pois perto de Bühler ficou parado Ross Branch com problemas mecânicos noutra moto da marca indiana.

Com todas estas incidências, o melhor piloto português da 4ª etapa do Rali Dakar acabou por ser Rui Gonçalves (Sherco Factory). O piloto de Vidago demorou mais de 53 minutos para concluir a etapa em relação ao vencedor Joan Barreda, chegando a Há’Il creditado com o 30º tempo.

No momento em que escrevemos este texto, o outro único piloto a concluir para já a etapa é Mário Patrão (Crédito Agrícola KTM), que fechou o dia, pelo menos para já, em 33º lugar, a menos de uma hora de diferença do vencedor.

Fique atento pois iremos atualizar este artigo assim que for possível confirmar os resultados dos restantes pilotos portugueses.

Atualização 1

Entretanto, os restantes portugueses em prova já terminaram a etapa. António Maio (Franco Sport Yamaha) fez 64º tempo e na Geral das motos do Dakar encontra-se em 27º, enquanto Sebastian Bühler, depois dos problemas na sua moto (falta de gasolina), atrasou-se bastante e fechou o dia em 93º, sofrendo uma queda até à 38ª posição da classificação Geral.

Atualização 2

Na mais recente atualização das classificações, e muito tempo depois deste artigo ter sido publicado, a organização do Rali Dakar atribuiu uma penalização de 15 minutos a Rui Gonçalves. Isso faz com que o melhor piloto português da 4ª etapa tenha sido Mário Patrão em 33º e Rui Gonçalves desceu a 36º. Também a classificação de Sebastian Bühler sofreu uma alteração, tendo o luso-alemão ficado então creditado com o 97º tempo da etapa.

Rali Dakar – Resultados da 4ª etapa

1 – Joan Barreda (Honda) 4h28m18s

2 – Pablo Quintanilla (Honda) +16s

3 – Skyler Howes (Husqvarna) +1m05s

4 – Toby Price (KTM) +2m24s

5 – Adrien van Beveren (Honda) +2m37s

6 – Luciano Benavides (Husqvarna) +3m13s

7 – Kevin Benavides (KTM) +3m19s

8 – Daniel Sanders (GasGas) +6m07s

9 – Lorenzo Santolino (Sherco) +10m26s

10 – Mason Klein (KTM) +12m08s

33 – Mário Patrão (KTM) +55m48s

36 – Rui Gonçalves (Sherco) +1h08m13s

64 – António Maio (Yamaha) +1h52m00s

97 – Sebastian Bühler (Hero) +3h14m26s

dakarRali Dakar – Classificação Geral após 4ª etapa

1 – Daniel Sanders (GasGas) 18h40m03s

2 – Skyler Howes (Husqvarna) +3m33s

3 – Kevin Benavides (KTM) +4m05s

4 – Joan Barreda (Honda) +4m30s

5 – Toby Price (KTM) +7m17s

6 – Mason Klein (KTM) +10m05s

7 – Pablo Quintanilla (Honda) +11m05s

8 – Adrien van Beveren (Honda) +18m00s

9 – Luciano Benavides (Husqvarna) +21m16s

10 – Matthias Walkner (KTM) +28m25s

24 – Rui Gonçalves (Sherco) +2h07m27s

27 – António Maio (Yamaha) +2h37m11s

38 – Sebastian Bühler (Hero) +3h43m40s

40 – Mário Patrão (KTM) +3h56m14s

Antevisão da 5ª etapa do Rali Dakar

5ª etapa – Ha’Il / Ha’Il – 5 de janeiro

643 km / 373 km de especial

Areia, areia, e mais areia neste segundo “loop” em Ha’Il, a capital saudita do off-road. Um campo de pequenas dunas com erva de camelo vai dar depois lugar a distâncias de dunas maiores e mais abertas. Os especialistas em saltar nas dunas vão ter aqui a oportunidade de ganhar tempo. Apenas os verdadeiros especialistas na areia macia vão conseguir passar por aqui sem perder tempo.

Dakar – Resultados do Prólogo

Dakar – Resultados da 1ª etapa

Dakar – Resultados da 2ª etapa

Dakar – Resultados da 3ª etapa

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades e resultados do Rali Dakar 2023, com o nosso acompanhamento diário. A não perder!