Dakar 2023 – Bühler 6º em dia de regresso de Howes à liderança

Sebastian Bühler em destaque na 11ª etapa do Rali Dakar. Mário Patrão vence em Original by Motul, e Skyler Howes é novo líder.

dakar

Esta seria sempre uma etapa complicada para os pilotos das motos, pois a 11ª etapa foi o momento selecionado pela ASO para a caravana enfrentar a primeira parte da denominada etapa maratona. Com os pilotos a partirem de Shaybah em direção às dunas infindáveis do Empty Quarter, e sabendo que após os 274 km de especial e outros 153 km de ligação não teriam ajuda externa no bivouac, a estratégia e gestão do esforço seriam vitais para o dia de hoje.

No topo do Dakar 2023 voltámos então a assistir a mudança de líder à Geral das motos.

O americano Skyler Howes (Husqvarna Factory Racing), mesmo perdendo mais de dois minutos para o vencedor desta 11ª etapa, Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing), conseguiu voltar, um dia depois de o perder, ao primeiro lugar da classificação pois o argentino Kevin Benavides (Red Bull Factory Racing) não foi além do 10º melhor tempo na etapa de hoje e com isso, naturalmente, perdeu o primeiro lugar do Rali Dakar.

dakarQuem também esteve em bom plano, depois de alguns dias mais apagado, foi o australiano Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing).

Depois de ter liderado o rali, Sanders, que assumiu o ataque da GasGas à vitória nesta 45ª edição do Rali Dakar quando a equipa viu Sam Sunderland abandonar logo na 1ª etapa, esteve mais afastado dos lugares cimeiros, sofreu alguns contratempos e quedas, pelo que arrancou para esta segunda metade de prova mais afastado da liderança do que seria suposto.

Porém, o segundo lugar na 11ª etapa, e logo no começo da maratona no Empty Quarter, permitiu a Daniel Sanders ganhar algum ânimo para o que falta disputar do Dakar 2023, mas mesmo assim está a mais de 20 minutos do líder Skyler Howes.

O pódio na etapa que levou os pilotos das motos a entrar em força no deserto do Empty Quarter ficou completo com o algo discreto Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing). O australiano, sempre regular, mas quase a parecer querer resguardar-se para um ataque final, tem vindo a manter-se sempre perto dos lugares de pódio em cada etapa, e a sua regularidade permite-lhe agora estar a apenas 28 segundos do rival da Husqvarna, Skyler Howes.

dakarCom a discussão pela vitória ao rubro neste Rali Dakar, temos ainda de destacar a prestação de Sebastian Bühler (Hero Motosports Team Rally). O piloto luso-alemão fechou a 11ª etapa num muito bom 6º lugar das motos, perdendo pouco mais de cinco minutos para Luciano Benavides. Com este resultado, Bühler reforça a sua posição na Geral, estando atualmente em 25º.

Quem também esteve hoje em muito bom plano foi Mário Patrão (Crédito Agrícola KTM). O piloto de Seia continua a batalhar contra os desafios que são pilotar e manter a moto em condições para competir, sem recorrer a ajuda externa.

Nesta que é a classe mais exigente das motos, a Original by Motul, Patrão foi o vencedor do dia ao ser 36º na Geral e ganhando 7 segundos a Javi Veja (Pont Grup Yamaha), que continua a ser o líder da classificação da Original by Motul.

Já Mário Patrão está em segundo na classe e é ainda o 36º na Geral das motos.

dakarRali Dakar – Resultados da 11ª etapa

1 – Luciano Benavides (Husqvarna) 2h57m59s

2 – Daniel Sanders (GasGas) +1m38s

3 – Toby Price (KTM) +1m56s

4 – Skyler Howes (Husqvarna) +2m09s

5 – Pablo Quintanilla (Honda) +2m54s

6 – Sebastian Bühler (Hero) +5m06s

7 – Romain Dumontier (Husqvarna) +5m34s

8 – Lorenzo Santolino (Sherco) +5m43s

9 – Franco Caimi (Hero) +5m58s

10 – Kevin Benavides (KTM) +6m22s

36 – Mário Patrão (KTM) +31m31s

Rali Dakar – Classificação Geral após 11ª etapa

1 – Skyler Howes (Husqvarna) 38h47m43s

2 – Toby Price (KTM) +28s

3 – Kevin Benavides (KTM) +2m44s

4 – Pablo Quintanilla (Husqvarna) +14m14s

5 – Adrien van Beveren (Honda) +15m24s

6 – Luciano Benavides (Husqvarna) +18m06s

7 – Daniel Sanders (GasGas) +21m40s

8 – Jose Ignacio Cornejo (Honda) +25m40s

9 – Mason Klein (KTM) +31m35s

10 – Matthias Walkner (KTM) +44m45s

25 – Sebastian Bühler (Hero) +4h07m50s

36 – Mário Patrão (KTM) +8h08m27s

Antevisão da 12ª etapa do Rali Dakar

12ª etapa – Maratona Empty Quarter / Shaybah – 13 de janeiro

374 km / 183 km de especial

Esta etapa vai levar ao limite as capacidades dos pilotos em conseguirem gerir a resistência física e também a das motos, mas serem rápidos o suficiente para não perderem tempo para os seus rivais. A resposta a esta dificuldade será revelada em Shaybah após mais um festival de dunas na segunda metade da etapa maratona. Por esta altura, as diferenças entre os pilotos já deverão ser significativas e pouca coisa deverá mudar antes do final.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar até ao fim a luta pela vitória neste Rali Dakar 2023. A não perder!