Dakar 2023 – Price é novo líder e está tudo por decidir!

Toby Price sobe à liderança do Rali Dakar 2023 após o fim da etapa maratona que viu Jose Ignacio Cornejo vencer a 12ª etapa.

dakar

A segunda parte da etapa maratona levou os pilotos hoje a abandonarem o grandioso deserto do Empty Quarter. Nesta 12ª etapa que levou a caravana de regresso a Shaybah numa especial de 183 km, assistimos a nova mudança de líder do Rali Dakar 2023, com o australiano Toby Price (Red Bull KTM Factory Racing) a assaltar o topo da classificação e a deixar tudo em aberto quando estamos a apenas duas etapas do final da prova na Arábia Saudita.

Após uma longa maratona em que os pilotos das motos não tiveram acesso a ajuda externa na manutenção das suas máquinas, o que obrigou sempre a um cuidado extra e a uma gestão adicional da mecânica, o piloto mais rápido na 12ª etapa do Dakar foi Jose Ignacio Cornejo (Monster Energy Honda Team).

O piloto chileno demorou menos de duas horas para cumprir esta especial, e bateu o australiano Daniel Sanders (Red Bull GasGas Factory Racing) por 49 segundos. Sanders mais uma vez demonstrou que neste final de Dakar teremos de contar com ele para discutir os resultados nas etapas que ainda faltam disputar.

Leia também – Rali Dakar 2023: O guia completo

dakarQuem continua a ser bastante regular é o novo líder da classificação Geral das motos. Toby Price e a sua KTM 450 Rally continuam imparáveis, sem problemas de maior, e o australiano está agora a liderar a classificação do Rali Dakar tendo uma vantagem de 28 segundos sobre o anterior líder, Skyler Howes (Husqvarna Factory Racing).

E a verdade é que depois de saírem do Empty Quarter, e quando tudo já deveria estar mais clarificado em relação às posições de pódio, o que vemos na classificação é uma luta renhida entre os três primeiros, com Price e ter ainda de contar com a pressão do companheiro de equipa, Kevin Benavides, pois o argentino da KTM está a menos de três minutos de Price.

Está mesmo tudo por decidir a duas etapas do final do Rali Dakar!

dakarQuanto aos pilotos portugueses, Sebastian Bühler (Hero Motosports Team Rally) continua a sua caminhada rumo ao palanque final em Dammam, na costa do Golfo Arábico. O luso-alemão foi o 8º mais rápido na 12ª etapa e na Geral encontra-se em 25º.

O sonho de entrar no “top 20” desta 45ª edição ainda está presente na mente de Bühler, porém as diferenças já começam a ser notórias para os pilotos que o precedem na classificação.

Quem também resiste a todas as dificuldades, e logo a competir na classe Original by Motul, é Mário Patrão (Crédito Agrícola KTM).

O português foi o 36º mais rápido nesta etapa, e na Geral encontra-se em 36º. Porém, e tendo em conta a classe em que está integrado, o piloto natural de Seia está em 3º na Original by Motul, sem grandes hipóteses de recuperar para os dois da frente, mas também sem estar pressionado por David Pabiska que o segue na classificação.

Desta forma, tudo indica que Mário Patrão será capaz de terminar este Rali Dakar no pódio da classe de pilotos que competem sem ajuda externa ao longo de todo o rali.

dakarRali Dakar – Resultados da 12ª etapa

1 – Jose Ignacio Cornejo (Honda) 1h57m27s

2 – Daniel Sanders (GasGas) +49s

3 – Toby Price (KTM) +1m58s

4 – Matthias Walkner (KTM) +2m05s

5 – Kevin Benavides (KTM) +2m22s

6 – Skyler Howes (Husqvarna) +2m54s

7 – Pablo Quintanilla (Honda) +3m06s

8 – Sebastian Bühler (Hero) +3m08s

9 – Adrien van Beveren (Honda) +3m16s

10 – Ross Branch (Hero) +3m21s

36 – Mário Patrão (KTM) +21m26s

Rali Dakar – Classificação Geral após 12ª etapa

1 – Toby Price (KTM) 40h47m36s

2 – Skyler Howes (Husqvarna) +28s

3 – Kevin Benavides (KTM) +2m40s

4 – Pablo Quintanilla (Honda) +14m54s

5 – Adrien van Beveren (Honda) +16m14s

6 – Luciano Benavides (Husqvarna) +20m

7 – Daniel Sanders (GasGas) +20m03s

8 – Jose Ignacio Cornejo (Honda) +23m14s

9 – Matthias Walkner (KTM) +44m24s

10 – Mason Klein (KTM) +54m58s

25 – Sebastian Bühler (Hero) +4h08m32s

36 – Mário Patrão (KTM) +8h27m25s

Antevisão da 13ª etapa

13ª etapa – Shaybah / Al-Hofuf – 14 de janeiro

674 km / 154 km de especial

A partida do Empty Quarter será decisiva em várias formas. Por um lado, será a última oportunidade de surfar nas dunas. Por outro lado, esta última grande etapa poderá ser a oportunidade para o piloto mais ambicioso tentar o ataque final para chegar ao pódio. A especial é curta, e isso limita o potencial do perigo. Mas por esta altura a resistência física e do material já estará no limite.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar até ao fim o Rali Dakar e trazer até si todos os resultados e novidades desta prova. A não perder!