Dakar 2023 – Rui Gonçalves explica o que aconteceu na 1ª etapa

O piloto português aponta a problemas mecânicos para justificar a perda de tempo. Rui Gonçalves explica o que aconteceu na 1ª etapa do Dakar.

dakar

O dia não correu particularmente bem ao piloto português Rui Gonçalves. Aos comandos da sua Sherco 450 SEF Rally, o piloto terminou a 1ª etapa a perder bastante tempo para os mais rápidos do primeiro dia de competição a sério neste Rali Dakar 2023 na Arábia Saudita.

Logo no primeiro momento em que teve de atacar o percurso de cerca de 602 km delineado pela organização, com ponto de partida e chegada ao Sea Camp, Rui Gonçalves percebeu que o primeiro dia do ano 2023 não seria fácil.

A sua moto apresentou desde o arranque problemas mecânicos ao nível da embraiagem, sendo que este componente da transmissão da sua Sherco acabou mesmo por deixar de funcionar por completo, obrigado Rui Gonçalves a um esforço adicional, quer físico, como também a nível psicológico.

Leia também – Rali Dakar 2023: O guia completo

dakarEis a explicação do piloto português sobre a 1ª etapa do Rali Dakar:

“Foi um dia muito difícil, a nível físico e psicológico, logo após o início da etapa percebi que algo não estava bem com a embraiagem onde pouco depois deixou mesmo de funcionar. Numa trialeira extremamente complicada a moto acabou por se ir abaixo, e como tinha pedras muito grandes, tive que gastar imensa energia para tirá-la daquele sítio para além de ter perdido imenso tempo. Sempre que a moto se desligava, parava num controlo horário, ou zona de reabastecimento, tinha que correr ao lado dela e engatar as mudanças diretamente sem ajuda da embraiagem. Foi mesmo complicado fazer mais de 300 km nestas condições principalmente nas zonas técnicas, areia, dunas, rios secos, trialeiras. Seja como for, e apesar de termos começado desta forma menos positiva, continuamos em prova. Amanhã é um novo dia, arrancamos um pouco mais atrás e, como é natural, vou voltar a dar o meu melhor. Obrigado a todos vocês que me vão dando força para continuar este Dakar”.

Recordamos que Rui Gonçalves terminou a 1ª etapa na 40ª posição, e na geral ocupa a 41ª posição a mais de 36 minutos do novo líder Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team).

Rali Dakar 2023 – resultados do Prólogo

Rali Dakar 2023 – resultados da 1ª etapa

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar diariamente o Rali Dakar 2023. A não perder!