Dakar 2023 – Três primeiros separados por 1m31s!

Tudo continua por decidir após a 13ª etapa do Rali Dakar. Toby Price lidera, mas não se pode distrair. Bühler e Mário Patrão resistem até ao fim.

dakar

Estamos a apenas uma etapa do palanque final do Rali Dakar 2023, que estará à espera da caravana em Dammam. Mas antes da celebração final desta 45ª edição do rali mais longo e mais duro do mundo, os pilotos tiveram ainda de enfrentar a 13ª etapa, com arranque em Shaybah e final em Al-Hofuf, depois de 154 km de especial contra o cronómetro.

Se esperávamos que após a etapa maratona no Empty Quarter deste Dakar 2023 tudo estivesse decidido, a verdade é que as diferenças entre os três primeiros classificados da Geral das motos continuam bem curtas. Mais especificamente apenas 1m31s!

E a verdade é que na penúltima etapa, disputada hoje, sábado 14 de janeiro, assistimos a um encurtar de diferenças entre os três primeiros, e inclusivamente vimos uma troca entre o segundo e o terceiro classificado.

Leia também – Rali Dakar 2023: O guia completo

dakarNesta 13ª etapa do Rali Dakar, o mais rápido foi Kevin Benavides (Red Bull KTM Factory), que sem contemplações para com o companheiro de equipa e líder da prova, Toby Price, atacou forte nesta penúltima etapa e ganhou muito tempo estando agora a pressionar o australiano na Geral das motos.

Refira-se que inicialmente tinha sido o seu irmão, Luciano (Husqvarna Factory Racing) a ser declarado vencedor, mas uma penalização de 1 minuto por excesso de velocidade numa zona de velocidade limitada, e o facto de Kevin ter recuperado o tempo que perdeu quando parou em plena etapa para ajudar Matthias Walkner, garantiram a vitória ao piloto da KTM.

Por sua vez, Toby Price não evitou mesmo uma queda que quase deitava tudo a perder. Ainda assim, terminou a etapa em Al-Hofuf com o 5º tempo do dia, e com isso manteve a liderança do Rali Dakar por apenas 12 segundos de vantagem sobre Kevin Benavides.

Dakar
Foto: Matteo Gebbia/RallyZone

Já Skyler Howes (Husqvarna Factory Racing), viu Kevin Benavides passar na Geral para segundo, com o americano a descer agora a terceiro classificado, mas estando apenas a 1m31s do líder Price. Certamente o piloto da Husqvarna apontava para atacar a liderança ainda hoje, porém o 7º tempo na etapa trocou-lhe os planos e obrigará a atacar mais forte no dia final deste Dakar 2023.

Refira-se ainda que esta etapa de hoje foi bastante dura para Mason Klein (BAS World KTM Rally Team) e ainda para Matthias Walkner (Red Bull KTM Factory Racing).

Os dois pilotos abandonaram na 13ª etapa, sendo que Mason Klein tinha sido um dos pilotos em destaque numa fase inicial do Dakar, enquanto Walkner há muito que batalhava com lesão na mão, tentando levar a KTM até ao fim, num esforço inglório e que termina em desistência.

dakarQuanto aos portugueses, e depois da razia que foi a primeira semana nas aspirações lusas de obter um bom resultado, Sebastian Bühler (Hero Motosports Team Rally) continua a ser um resistente, terminando a etapa disputada este sábado em 12º. O piloto luso-alemão está em 22º, o que significa que ascendeu duas posições no final da 13ª etapa.

Com menos de 10 minutos de diferença para o 20º posto, Sebastian Bühler poderá sonhar ainda com um “top 20”, embora seja um resultado bastante complicado.

E entre os portugueses também temos de destacar a prestação de Mário Patrão (Crédito Agrícola KTM). O piloto de Seia continua a resistir às maiores exigências da classe Original by Motul. Foi hoje 33º na etapa a menos de meia hora de diferença de Kevin Benavides, e na Geral das motos Mário Patrão segue para a última etapa em 33º.

Em relação à classe, Patrão continua em 3º, tendo uma diferença bastante significativa tanto para o piloto que o precede, Javi Veja, como para David Pabiska, pelo que o piloto português terá “apenas” de levar a sua KTM 450 Rally até Dammam para voltar a terminar um Rali Dakar e receber a merecida medalha.

Rali Dakar – Resultados da 13ª etapa

1 – Kevin Benavides (KTM) 2h21m47s

2 – Michael Docherty (Husqvarna) +27s

3 – Luciano Benavides (Husqvarna) +57s

4 – Adrien van Beveren (Honda) +2m05s

5 – Toby Price (KTM) +2m28s

6 – Romain Dumontier (Husqvarna) +2m32s

7 – Skyler Howes (Husqvarna) +3m31s

8 – Pablo Quintanilla (Honda) +3m33s

9 – Tosha Schareina (KTM) +4m06s

10 – Ross Branch (Hero) +4m51s

12 – Sebastian Bühler (Hero) +5m07s

33 – Mário Patrão (KTM) +27m28s

Rali Dakar – Classificação Geral após 13ª etapa

1 – Toby Price (KTM) 43h11m51s

2 – Kevin Benavides (KTM) +12s

3 – Skyler Howes (Husqvarna) +1m31s

4 – Adrien van Beveren (Honda) +15m51s

5 – Pablo Quintanilla (Honda) +15m59s

6 – Luciano Benavides (Husqvarna) +18m29s

7 – Daniel Sanders (GasGas) +22m34s

8 – Jose Ignacio Cornejo (Honda) +28m28s

9 – Lorenzo Santolino (Sherco) +1h10m28s

10 – Franco Caimi (Hero) +1h30m12s

22 – Sebastian Bühler (Hero) +4h11m11s

33 – Mário Patrão (KTM) +8h52m25s

Antevisão da 14ª etapa

14ª etapa – Al Hofuf / Dammam – 15 de janeiro

416 km / 136 km de especial

O Rali Dakar já fez algumas visitas ao Mar Vermelho no início desta edição 2023, que chegará ao fim na costa do Golfo Arábico. Esta é uma rápida especial na praia sem grande espaço para mudanças significativas. Os pilotos apenas terão de levar as motos até ao palanque final para saborear a sensação de terminar mais um Rali Dakar.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar diariamente todos os acontecimentos e resultados do Rali Dakar 2023. A não perder!